Sistema de drenagem de águas pluviais.

17/02/2022

Esclarecimento a respeito do sistema de drenagem de águas pluviais nas proximidades da Rua Benjamin Constant e Rua Prof. Zilda Redigolo.

Já foram realizadas visitas in loco onde foram elaborados estudos técnicos envolvendo as bacias de contribuições das intermediações e foram elaborados projetos das obras necessárias para dar funcionalidade e eficácia ao sistema de Drenagem de Águas Pluviais, contudo por se tratar de uma obra com elevado custo de investimento o Município terá que executar estes serviços em duas etapas. A 1ª etapa executada recentemente na Rua Prof. Zilda Redigolo entre a Rua Benjamin Constant até o Lançamento das águas junto ao córrego, a 2ª etapa será liberada após relatório final e recebimento das obras da 1ª etapa realizado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), fundo responsável pelo repasse de recursos.

A 1ª etapa das obras foi responsável por aumentar a captação de águas com implantação de novas bocas de lobos na esquina da Rua Benjamin Constant e no decorrer da Rua Prof. Zilda Redigolo e principalmente duplicar a tubulação deste trecho para que este passe a suportar o novo volume de água captado posteriormente na 2ª etapa das obras, já que, esta contará com a implantação de novas bocas de lobo e tubulações em todas as ruas perpendiculares à rua Benjamin Constant e também contará com execução de sarjetões para direcionar as águas superficiais.

O Município está no aguardo dos trâmites burocráticos juntamente com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para realizar as obras da 2ª etapa.

Vale ressaltar que todo dimensionamento do diâmetro das tubulações, quantidades de bocas de lobo, locais de implantação são realizados através de estudos, apresentados e aprovados pelo FEHIDRO são realizados por profissionais habilitados. Contudo, vale ressaltar que em situações climáticas atípicas, como por exemplo, muita chuva em um período de tempo curto, mesmo com um sistema de Drenagem eficiente pode-se ocorrer eventuais transtornos.

De imediato está no cronograma de obras do Município a recuperação de sarjetões deteriorados.

Desde já nos colocamos a disposição para demais esclarecimentos.