Relatório de Gestão Ambiental é entregue em SP.

27/10/2010

Prefeitura está comprometida com as 10 diretivas do projeto Município Verde Azul.

Pirangi encaminhou o Relatório de Gestão Am­bien­tal referente as ações do projeto “Município Ver­de Azul”, realizado pelo governo estadual em par­ceria com as prefei­turas. O documento foi entregue pelo prefeito Brás de Sarro,  no último dia 25 de outubro, na Secretaria Estadual do Meio Am­bien­te, em São Paulo.

Segundo a diretora mu­ni­cipal de Meio Ambiente, Anaira Caramelo, no pe­río­do de outubro de 2009 a se­tem­bro de 2010, foram rea­lizados todos os tra­ba­lhos propostos pela Se­cre­taria de Estado de Meio Am­­bien­te, referente ao Pro­jeto “Município Verde Azul”. Pirangi conseguiu, no ano passado, o certi­fi­cado verde azul, obtendo a nota 88,07 no ranking ambiental paulista.

O novo ranking deverá ser divulgado no mês de dezembro, após avaliação de todas as atividades que são desenvolvidas pelos mu­nicípios. As diretivas ava­­liadas pela equipe do projeto são esgoto tratado, lixo mínimo, uso da água, educação ambiental, es­tru­tura ambiental, con­se­lho de meio ambiente, ha­bi­tação sustentável, quali­da­de do ar, arborização ur­bana e mata ciliar. Quem cumpre a lição de ca­sa, recebe o Selo Muni­cípio Verde Azul.

“Durante este ano, fo­ram cumpridos todos os re­­quisitos estabelecidos pe­la equipe do projeto, porém, serão avaliados vá­rios fatores, incluindo as atividades educativas de cada diretiva, a educação ambiental, a projeção das atividades, a qualidade do desempenho e outros. As­sim, Pirangi passará por uma nova avaliação, vi­san­do qualificar as ati­vi­da­des em 2010”, explica A­nai­­ra.

De acordo com a dire­tora de Meio Ambiente, a obtenção do certificado é muito importante para o município, em especial para cada cidadão, pois a preocupação com o meio ambiente e a preservação de sua qualidade propor­cio­nam melhor qualidade de vida. “Além disso, a obtenção do título oferece ao município maiores o­por­­tunidades para a ob­ten­ção de recursos, in­ves­tindo assim, cada vez mais na qualidade am­bien­tal. Agora, basta tor­cer para que Pirangi con­tinue bem pontuado no ran­king ambiental paulis­ta”, finaliza.