Reciclagem do óleo de cozinha avança em Pirangi.

06/05/2011

A Prefeitura de Pirangi, por intermédio do depar­tamento municipal de Meio Ambiente, Projeto Pes­car e Fertibom, iniciou o projeto “Recicle o óleo: ajude o meio ambiente”. De acordo com ambien­ta­listas, o óleo utilizado na cozinha, principalmente para frituras, é um dos maiores inimigos da na­tu­reza. “Embora muitas pessoas não saibam, o óleo de cozinha, quando des­car­tado de forma incor­reta, se torna um resíduo altamente poluente”, ad­verte a diretora Anaira Ca­ramelo.

Ela relata que cada litro de óleo despejado no es­go­to tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. “Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome no período de 14 anos de vida”, acrescenta. Além dis­so, essa contaminação en­carece o processo e pre­judica o funcionamento das estações de trata­men­to de água. Segundo Anai­ra, o acúmulo de óleos e gor­duras nos encana­men­tos pode causar entupi­men­tos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

A campanha conta com o apoio do prefeito Brás de Sarro que demons­tra preocupação com a melhoria da qualidade de vida da população. Agora, ao todo, são seis pontos de coleta com a adesão do Fran­go Gonzalez que se jun­ta ao Craj, Colégio Santo Antonio e as escolas Villa Lobos, Sampaio Vi­dal e Antonia Motta Ber­tolo (EMEI). Para a entre­ga, o indicado é que se leve o óleo usado em garrafas pet.