Projetos Ambientais na EMEF “Sampaio Vidal”.

14/05/2010

O curso de capacitação de professores que está sendo desenvolvido na EMEF “Sampaio Vidal”, já apresenta excelentes resultados. Atualmente, estão sendo trabalhados 4 projetos ambientais, sendo cada um deles referentes a turmas de diferentes anos.

No 2º ano, estão sendo desenvolvidos temas relacionados a alimentos orgânicos, onde todos os alunos foram instruídos sobre a importância do cultivo orgânico de alimentos, incluindo orientações teóricas e práticas, através de visitações à Horta Orgânica.

No 3° ano, estão sendo trabalhados assuntos referentes ao tratamento da água, mais especificamente sobre o reaproveitamento do óleo de fritura, para a produção de sabão caseiro. Os alunos receberam orientações sobre como guardar o óleo, e no final do projeto irão produzir o sabão e levar para casa, evitando que este óleo seja jogado na pia, contaminando os rios.

No 4° ano, as ervas aromáticas e os herbários ganham espaço, através de técnicas de plantio de ervas e conscientização dos alunos sobre a importância de produtos naturais e técnicas naturais de obtenção de produtos. Posteriormente os alunos desenvolverão conceitos e prática na elaboração de herbários, aprendendo a identificar espécies e guardá-las adequadamente, com técnicas de conservação.

Já para o 5° ano, o tema é mata ciliar. Os alunos e professores participantes do projeto já aprenderam muita coisa sobre a importância de composições florestais para a qualidade de vida. Já foram transmitidos vídeos, aulas, visitas na mata ciliar, etc. Os alunos aprenderam sobre como produzir mudas, enchendo saquinhos com substratos, semeando as sementes e aprendendo a cuidar, para que no final do projeto o plantio seja efetuado na Mata Ciliar.