Prefeituras da região assinam carta-manifesto contra crise da laranja.

09/08/2012

Chefes do Executivo de 18 cidades da região (Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Pitangueiras, Severínia, Taquaral, Terra Roxa e Viradouro) aderiram ao manifesto do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Barretos (CRDR – Barretos) para pedido de apoio do governo do Estado de São Paulo aos citricultores, assinado no dia 18 de julho de 2012.
Os conselheiros representantes dos 18 municípios exigem que o governo crie medidas para assegurar a venda da produção. Caso contrário, cerca de 80 milhões de caixas de laranja correm o risco de serem perdidas nos pomares, devido ao fato de não poderem absorver toda a produção.
Uma das medidas que segundo os conselhos municipais merece destaque para amenizar de imediato o problema no setor citrícola, é a proposta de criação do programa “Viva Suco”, com o objetivo de adquirir suco de laranja concentrado e promover a distribuição aos alunos da rede pública do Estado de São Paulo, de modo semelhante ao programa “Viva Leite”. A decisão política depende apenas do Senhor Governador para sua rápida implantação.
A Prefeitura Municipal de Pirangi reforça portanto, através de sua adesão ao manifesto,  a solicitação de apoio governamental para os produtores que ainda estão no negócio para fortalecer a agricultura e extinguir os problemas sociais devido ao desemprego causado pelo desaparecimento da citricultura no município.