Prefeitura reúne os catadores de recicláveis de Pirangi para o estabelecimento de uma cooperativa.

03/08/2018

Foi realizada no dia 01 de agosto, às 9 horas da manhã na sede da Prefeitura do Município de Pirangi, uma reunião conduzida pelo Prefeito Municipal Luiz Carlos de Moraes e pela Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Anaira Caramelo, onde foi recebida grande parte dos catadores de materiais recicláveis que realizam a coleta atualmente na cidade.

Essa reunião teve como finalidade expor alternativas à atual situação em que os catadores se encontram, tendo em vista que na maioria das vezes o acúmulo dos recicláveis ocorre em local descoberto e impróprio para a deposição, o que muitas vezes gera a proliferação de vetores, desconforto visual pela disseminação dos resíduos com o vento e, inclusive, o uso do fogo para a limpeza do material, que é uma prática proibida pela legislação municipal.

Sendo assim, visando sanar essa problemática e manter o trabalho dos catadores que atualmente é muito importante para o município, já que auxilia positivamente para o reaproveitamento do lixo, foi realizada a exposição da idéia de uma cooperativa, que além de oficializar esse trabalho na cidade, proporcionará maior organização e renda aos catadores.

Após a exposição dessa alternativa, a maioria dos catadores concordaram com a criação da cooperativa, sendo assim, o próximo encontro ocorrerá em breve para a formalização da mesma por meio de ata, para que assim sejam iniciados os trabalhos formais no município, com uniforme, organização e apoio da prefeitura na realização dessa ação tão importante para a cidade.