Prefeitura recupera área do Córrego Taquaral

06/07/2009

A Prefeitura Municipal iniciou medidas de recuperação da mata ciliar do  córrego Taquaral, próximo ao ginásio de esportes da cidade. No local,  foram plantadas mais de 300 mudas de árvores de espécies florestais  nativas, através do manejo e preparo adequado do solo, técnicas  culturais, e muito trabalho visando recuperar a qualidade da água e a  paisagem perdida há muito tempo.

“Este gesto representa o início da recuperação dos rios nos arredores  de nossa cidade, servindo de exemplo para todos os proprietários de  terras que possuem áreas de APP (Área de Preservação Permanente)”,  ressaltou a bióloga Anaira Caramelo. Em sua opinião, “a educação  ambiental é a principal ferramenta para a recomposição da mata ciliar,  e a partir do momento que esta estiver implantada nos cidadãos, com  certeza a recuperação ambiental deixará de ser um problema e passará a  ser uma solução”.

Segundo Anaira, para que o trabalho de recomposição possa ser  concluído, torna-se necessária a retirada do gado dos arredores das  APPs, pois só assim o trabalho terá sucesso. “Os 30 metros de cada lado  das margens dos rios devem ser respeitados, pois a lei que sustenta  esta afirmativa já está em vigor, e a denúncia pode acarretar multa ao  proprietário”, alerta.

A Prefeitura de Pirangi espera contar com a colaboração de todos neste  trabalho, que terá continuidade na estação propícia à chuva, visando  aproveitar o recurso natural como fonte principal para o crescimento  das mudas com sustentabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.