Prefeitura não mede esforços apoiando e valorizando o esporte e os atletas locais.

25/03/2011

O esporte como um agen­te transformador da so­ciedade, levando disci­plina, saúde e educação aos adeptos. Essa é a meta do departamento muni­ci­pal de Esportes que va­loriza os “prata da casa”. Sob o comando do profes­sor Wagner Luís Carvalho [um grande incentivador e entusiasta do esporte ama­dor], essa filosofia é segui­da ao pé da letra.

Nas diversas competi­ções em diferentes catego­rias e modalidades, Piran­gi disputa com seus pró­prios jogadores, ou seja, sem contratações de atle­tas de outras cidades. “O im­portante é dar preferên­cia para os atletas do nosso município e incentivar a prá­tica esportiva”, afirma. Em sua opinião, o esporte é uma poderosa ferramen­ta de inclusão social.

Com esse critério é que são organizados os eventos do departamento munici­pal de Esportes, por exem­plo a tradicional Olimpía­da Regional. É, assim, que as equipes pirangienses participam de campeo­na­tos, como a Taça EPTV de Futsal e torneios nas cate­gorias menores. Sempre com o time formado exclu­sivamente por jogadores da cidade.

Para o diretor de Espor­tes, contratar jogador para representar o muni­cí­pio não é solução. “Quan­do chamamos um jogador de fora, estamos tirando a vaga de alguém da cidade. Além de excluir o atleta do grupo, isso só ser­ve para desmotivar o jogador. É uma iniciativa que não contribui para incentivar o esporte, pelo contrário, faz com que os praticantes se afastam da atividade”, declara.

Wagner acredita que pres­tigiando os atletas lo­cais, promove a  integra­ção social, o estímulo ao trei­namento e ainda a inspiração de crianças e adolescentes que estão inseridos nas categorias de base. Cada vez mais con­ven­cido de seu conceito, Wagner deseja que os de­mais dirigentes esportivos passam a compartilhar da ideia.

Em sua opinião, apesar de conviver numa compe­tição os títulos não podem ser vistos como prioridade. “A cidade com seus legíti­mos representantes pode até não retornar com óti­mos resultados, mas tem a consciência de que deu aos seus atletas a oportu­ni­dade de mostrar o seu ta­lento”, resumiu. Nas en­tre­linhas significa que ga­nhar ou perder é um de­talhe, o importante é com­petir.