Prefeitura Municipal desenvolve Programa de Atividades Físicas para a Terceira Idade.

23/03/2012

A Prefeitura Municipal de Pirangi desenvolveu um programa de atividades físicas para a Terceira Idade. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos.
No processo de envelhecimento, a manutenção do corpo em atividade é fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento, pois a estimulação corporal favorece o melhor desempenho das atividades rotineiras.
O trabalho de atividade física coordenado pelo professor João Paulo Rossetti Maia e pela estagiária Viviani Messias é adaptado ao idoso, visando atingir seus anseios, necessidades e suas condições físicas.
Para as aulas são utilizados materiais como halteres feitos por garrafas pets, colchonetes, bastões e bolas. Com esses materiais são realizados alongamentos, exercícios de coordenação motora, deslocamento, agilidade, concentração, equilíbrio e resistência.
O projeto da Prefeitura Municipal é reconhecido e apontado pela comunidade como um meio de promover qualidade de vida, proporcionando saúde e uma vida mais ativa.
Amélia Minicelli Cola, Nayda Grassetti e Alzira Delgado são assíduas frequentadoras das aulas de ginástica. Todas as terças-feiras se reúnem na Praça Barão do Rio Branco para praticar exercícios sob a orientação de Viviani.
Elas contam que adoram as atividades e que depois de participar do programa, os problemas de coluna, por exemplo, diminuíram e a disposição aumentou.
A estagiária explica que isso ocorreu porque os exercícios físicos desempenham importante papel na prevenção, conservação e recuperação da capacidade funcional, repercutindo em saúde.
As atividades podem ser praticadas por toda a população e acontecem de Segundas e Quartas-feiras das 07h30min às 08h30min na Escola Francisco Cimino (Bacanão) e das 08h30min às 12h na Casa da Cultura. Terças e Quintas-feiras das 07h30min às 08h30min na Praça Barão do Rio Branco (São Benedito) e das 08h30min às 12h na Casa da Cultura. Às Sextas-feiras das 07h às 12h na Casa da Cultura.