Prefeitura Municipal de Pirangi desenvolve programa de educação ambiental para a reciclagem.

18/08/2014

O Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Pirangi está realizando diversas atividades de educação ambiental, principalmente com enfoque voltado à reciclagem, já que em breve será iniciada a coleta seletiva municipal. Sendo assim, com o objetivo de ampliar a coleta de resíduos, foram estabelecidos diversos convênios, tais como com a RECICLANIP, que coleta os pneus inservíveis do município; LED Reciclagem Tecnológica, que coleta os materiais eletrônicos inutilizados; FERTIBOM, para a coleta do óleo de frituras usado, dentre outros. Em função do exposto, a prefeitura e os próprios estabelecimentos comerciais encaminham os pneus ao ponto de coleta. Quanto ao óleo usado e o lixo eletrônico, foram determinados pontos de coleta que estão disponíveis para toda população, sendo eles:

Prefeitura do Município de Pirangi

EMEF "Joaquim de Abreu Sampaio Vidal"

Escola Estadual "Maestro Villa Lobos"

EMEIF "Antonia Motta Bertolo"

COEPI "Colégio Santo Antônio"

Creche Municipal Cônego Achilles

CRAJ (Centro de Referência e Apoio à Juventude)

APAE

CRAS

Vale ressaltar ainda, que além dos pontos de coleta, existem formulários específicos para o preenchimento quando a quantidade de materiais a serem destinados é grande, com a finalidade de realizar a coleta na residência do munícipe que não tiver condições de transporte. Concluindo, estão sendo utilizadas diversas metodologias para a conscientização e sensibilização das crianças, adolescentes, jovens e adultos, incluindo desde a panfletagem, divulgação no site da prefeitura, faixas informativas, distribuição dos pontos de coleta, bem como a destinação de uma sala exclusiva para o desenvolvimento das atividades de educação ambiental. A Prefeitura agradece aos parceiros e apoio dos profissionais que estão colaborando com a campanha, pois somente com um trabalho em conjunto será possível atingir os objetivos, estabelecendo a coleta seletiva, promovendo a reciclagem do lixo e a redução do consumo.