Prefeitura lança projeto para reciclagem do óleo de cozinha.

01/04/2011

A partir de abril, a Pre­fei­tura de Pirangi, por in­termédio do de­par­ta­men­to municipal de Meio Ambiente, lan­ça o projeto para re­ci­clagem do óleo de co­zi­nha utili­za­do pela popu­la­ção prin­ci­palmente para fritura. A campanha conta com o apoio do prefeito Brás de Sarro que de­mons­tra preocupação com a me­lhoria da qualidade de vida da população. O ob­jetivo é evitar que os resí­duos do produto causem danos ao meio ambiente. Para a entrega, o in­di­cado é que se leve o óleo usa­do em garrafas pet. Ao todo, serão cinco pon­tos de co­leta: Craj, Co­légio Santo An­tonio e as es­­colas Villa Lo­bos, Sam­paio Vi­dal e An­­tonia Mot­ta Bertolo (EMEI).

“Estamos muito empe­nha­dos na elaboração des­ta campanha de reci­cla­gem de óleo e esperamos obter um resultado expres­sivo. Atualmente, todo o óleo de cozinha usa­do é jogado na pia, na rede de es­goto. Isso é muito ruim por­­que poluí todo o ecos­sistema”, explica a dire­to­ra de Meio Ambiente, Anai­­ra Caramelo. Es­tudos apontam, por exemplo, que um litro de óleo de co­­zinha é capaz de po­luir até 1 milhão de litros de água. A Pre­fei­tura es­tá re­ce­bendo a­poio do pro­­jeto Pes­­car e da Fer­ti­bom In­dústrias.