Prefeitura inicia obras de recuperação da estrada do Capoeirão.

29/05/2010

Por determinação da Pro­motoria de Justiça de Mon­te Alto, a Prefeitura Mu­nicipal de Pirangi foi de­signada a reparar os da­nos ocasionados na es­tra­da do Capoeirão e dos so­los agrícolas rurais por águas pluviais. Há anos es­tá tramitando no Minis­té­rio Público do Estado de São Paulo, uma ação civil pública de obrigações quan­to à defesa do meio am­biente. Em 2004, o DEPRN (Departamento Es­­tadual de Proteção de Re­cursos Naturais) foi acionado e elaborou laudo pericial, comunicando a necessidade de adequação das áreas afetadas, pois “o sulco erosivo tende a au­men­tar se nenhuma provi­dên­cia for tomada”.

Em 2006 os proprie­tá­rios dos imóveis se reuni­ram em Monte Alto e as­sina­ram termo de concor­dân­cia com a execução do pro­jeto de recuperação am­­biental. Agora, em maio de 2010, por meio de acordo entre os proprie­tá­rios rurais e a prefeitura, foi atendida a exi­gência do Ministério Público. As o­bras de recu­peração da es­trada foram iniciadas com re­cursos próprios da mu­ni­ci­pa­li­da­de e os traba­lhos de con­tenção da água da chu­­va já estão sendo exe­­cu­tados, com a cons­­tru­­ção de caixas, lom­ba­das, bigodes e outros.

Segundo o prefeito Brás de Sarro, o benefício am­bien­tal, com esta obra, será muito grande, pois através da recuperação os proble­mas erosivos, de assorea­mento, dispersão de fau­na, déficit na biodiver­si­dade, deficiência em pro­ces­sos ecológicos entre ou­tros, serão sanados. Tam­bém informou que para a execução da obra será ne­cessária a retirada de 105 árvores, através de autori­za­ção obtida por ele junto a agência ambiental de Bar­retos, porém, serão plan­tadas 2.625 árvores em área de preservação per­­manente e tam­bém no local de interven­ção.