Prefeitura inicia novas obras.

26/07/2010

A Prefeitura de Pirangi iniciou a construção de ci­clovia/pista de cami­nha­da - com a pavimentação asfáltica de 1.080 metros quadrados, na lateral da vicinal Pirangi/Taiaçu (até o Frango Gonzalez), o recapeamento de trechos da Rua Rodrigues Alves e a implantação de galerias de águas pluviais na Rua Afrânio de Oliveira. Ou­tras obras terão início nos próximos dias como é o ca­so da reforma e adequação do Centro de Pesca e La­zer Municipal. Mais um etapa de implantação de infra-estrutura urbana e a re­forma e ampliação da Ca­sa do Trabalhador tam­bém estão nos planos da ad­ministração municipal para este ano.

Recapeamento asfál­ti­co - Serão recapeados cer­ca de 7.500 metros qua­dra­dos da Rua Rodrigues, divididos em diversos trechos. A Rua Rodrigues Alves é uma das prin­ci­pais vias públicas da ci­da­de e tem fluxo intenso de veí­culos. Com o recapea­men­to, tornar-se-á mais segura para motoristas, motociclistas e pedestres. A administração munici­pal está investindo R$ 150 mil. “É a continuidade do nosso projeto de recapear­mos as principais artérias da cidade”, declarou o pre­feito Brás de Sarro.

Galerias de águas plu­viais - Cumprindo com­pro­­mis­so assumido com a comunidade, a adminis­tra­ção municipal deu iní­cio a outra importante obra de infra-estrutura ur­bana. Nesta primeira eta­pa será implantado sis­tema de galerias em trecho da Rua Afrânio de Olivei­ra que deverá re­sol­ver um grave problema de inun­da­­ção enfrentado pe­los mo­­radores nas épocas de chu­va.

Para a construção de 443 metros lineares de re­de de galerias serão inves­ti­dos R$ 189 mil. “A cons­tru­ção de galeria é de su­ma importância para a pre­­servação da infra-es­tru­tu­ra urbana do muni­cípio. Se a água da chuva não for escoada correta­men­te, ela provoca vários pro­­ble­mas não só estrutu­rais co­mo também aos morado­res da localidade”, dis­se Brás.

O prefeito destacou tam­bém que o trecho onde está sendo construída a ga­­leria, é considerado pon­­to crítico de alaga­men­to no período de chuvas for­tes. Segundo ele, con­cluí­da es­sa fase, a admi­nis­­tração municipal cons­trui­rá a pavimentação as­fál­tica.

Passarela – Com ex­ten­­­são de 700 metros, a cons­­trução de ciclovia/pista de caminhada numa das laterais da vicinal Pi­rangi-Taiaçu vai garantir o deslocamento de pedes­tres com segurança. A no­va pista, com 1.080 metros quadrados de pavimen­ta­ção asfáltica, guias e sar­jetas, foi estendida aos a­cos­tamentos também po­dendo ser utilizada por ci­clis­tas e pedestres.

Além de pro­por­cionar co­modidade, a construção da obra ocorre de­vi­do a preo­cupação com a se­gu­rança dos transeun­tes. O local tem grande mo­vi­men­to de pessoas e trá­fego de bicicletas, mo­tos e veí­cu­­los, que, passam por ali com destino ao abate­dou­ro de aves. “Com o melho­ra­mento, os pedes­tres po­dem caminhar tran­qui­la­mente. Temos a cer­teza que ao concluir­mos todo o trabalho neste trecho, ele será muito uti­li­zado tanto pelos funcio­ná­rios do Fran­­go Gonza­lez quanto pelos morado­res para ca­minhadas”, des­tacou o chefe do Executivo.

Do outro lado está sen­do finalizada a construção de um calçadão para aten­der os transeuntes que uti­lizam aquele trajeto. “Tra­ta-se de mais um impor­tan­te corredor de acesso ao Frango Gonzalez, evi­tan­do com isso que as pes­soas tenham de caminhar sobre o leito asfáltico e pos­síveis acidentes”, explica.