Prefeitura de Pirangi promove gincana de arrecadação de óleo e premia turma com passeio no Zoológico.

22/05/2019

Foi lançada no mês de abril, uma gincana de arrecadação de óleo de frituras usado na EMEF “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal” com a finalidade de promover a destinação correta desse resíduo para a produção de biodiesel junto à empresa FERTIBOM. Diante disso, houve uma mobilização geral na escola, pois o prêmio para a sala que mais arrecadasse óleo usado seria um passeio no zoológico de Catanduva.

A partir disso, a turma do 1º ano da professora Aparecida do Carmo Bergamini Covielo conseguiu num curto período, arrecadar 165 litros de óleo, com uma mobilização que envolveu não só os alunos, mas também os pais e familiares. Diante disso, foi escolhido o dia 22 de maio para a realização do passeio, já que nessa data foi comemorado o “Dia Internacional da Biodiversidade”, ou seja, nada mais adequado do que prestigiar essa data com um passeio ecológico para o conhecimento da fauna silvestre da nossa região e também da flora que é muito exuberante no bosque de Catanduva.

Além disso, os alunos tiveram uma aula no CEA (Centro de Educação Ambiental) do bosque, tendo em vista a demonstração de espécies e orientações sobre como conservar toda a biodiversidade da região pelas instrutoras Célia e Rose. A visita foi organizada pela Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Anaira Caramelo e também pela Coordenado Roseli Massabni, que ressaltaram junto aos alunos a importância da preservação da biodiversidade, já que estudos recentes demonstram que cerca de 30% de toda a diversidade de espécies do planeta já foi perdida devida às ações poluidoras do homem.