Prefeitura de Pirangi encerra contrato com Hidroforte.

03/10/2015

Em 02 de setembro, a Prefeitura Municipal rescindiu o contrato com a Empresa HidroForte Administração e Operação S/C Ltda. A referida empresa era responsável pelo Saneamento Básico do município, bem como, a distribuição de água e coleta de esgotos. De acordo com o Decreto 2616/2015, que dispõe sobre a extinção da operação da Hidro Forte, os motivos pelos quais o contrato foi rescindo, são diversos. Dentre os mais relevantes estão:

A) Falta de pagamento dos funcionários, cedidos pela Prefeitura;

B) Falta de repasse da outorga municipal, há vários meses;

C) Falta de prestação de informações sobre a qualidade do serviço prestado;

D) E derramamento de esgoto in natura a céu aberto, ocasionando dano ambiental.

Além disso, a HidroForte, antes do período contratual de 12 meses, requereu reajuste das tarifas em 31% sem apresentar qualquer tipo de justificativa plausível ou documentos que comprovassem o desequilíbrio contratual. Ou seja, a conta de água seria reajustada em 31% para o munícipe, fato este inconcebível na atual conjuntura. Inicialmente o município buscou contato com a Sabesp, através do Superintendente Sr.Antônio Filho, o qual informou que a mesma não tinha interesse em assumir um contrato emergencial. Para dar maior transparência na contratação, a Prefeitura Municipal, através do seu gestor, Prefeito Brás de Sarrro, contratou uma empresa já cadastrada no Banco de Dados da Prefeitura, além de atender todos os requisitos legais e técnicos. O Prefeito Municipal informou ao Jornal O Portal que: "Não haverá aumento nas contas de água para a população, nem prejuízo ao município, já que a nova empresa assumiu imediatamente a operação do sistema, sem qualquer paralização no bastecimento e fornecimento de água". E ressaltou: "Nossa maior intenção é a melhoria do sistema de abastecimento e saneamento básico, o qual demanda investimentos pesados a médio e longo prazo. Por isso já estamos viabilizando estudos técnicos e aguardando a aprovação do plano de saneamento básico encaminhado por nós e pela Câmara Municipal, para darmos o próximo passo". Brás de Sarro ainda informou que: "A Prefeitura e a nova empresa estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pertinentes e solucionar qualquer problema". A nova empresa foi contratada pelo prazo de 90 dias.