Prefeitura de Pirangi comemora o Dia da Árvore na rede de ensino.

07/10/2014

Devido à importância do dia da Árvore, foram realizadas pela Prefeitura do Município de Pirangi, por intermédio do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, atividades voltadas à educação ambiental, que envolveram palestras realizadas pelo biólogo Pedro Cassoli Neto, bem como a distribuição de mais de 1.000 saquinhos com sementes de espécies variadas, visando estimular a população sobre a importância da arborização. Além disso, foram distribuídos panfletos informativos com as informações básicas sobre como realizar o plantio, o manejo e a poda adequada das árvores urbanas. A Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Anaira Caramelo, enfatiza que o desenvolvimento de atividades ambientais comemorativas na rede de ensino é fundamental para promover a conscientização e a sensibilização, principalmente quanto à importância das árvores, que proporcionam ao ambiente urbano conforto térmico, abrigo para pássaros, dentre outros inúmeros benefícios. A partir disso, procura-se instigar desde cedo uma cultura de preservação ambiental local, formando cidadãos que combatam a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades, além de estimular a preocupação com as árvores típicas da nossa região. Pesquisadores da Universidade de Leeds e do Centro para a Ecologia e Hidrologia da Grã-Bretanha (NERC) descobriram que, para a maior parte da cobertura tropical, a passagem de ar sobre extensas florestas produz, no mínimo, duas vezes mais chuvas que o mesmo fenômeno sobre aquelas de pouca vegetação, conforme disponível no site: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/a-importancia-das-arvores/798/.