Prefeito Brás pede agilidade na construção de 71 casas populares.

11/07/2011

O prefeito Brás e seu vice João de Sarro, acom­panhados do de­putado Duarte Nogueira, partici­pa­ram de au­diên­cia com o secretário da Habitação Silvio Tor­res, no ultimo dia 27 de ju­nho, na sede da Secreta­ria. Eles pediram agili­dade na conclusão do projeto para que o CDHU possa dar or­dem de início de serviços ainda neste ano.

O prefeito falou da ne­ces­sidade de se construir mais moradias para atender o déficit habitacional em Pirangi que, segundo ele, não é contemplada com a construção de casas populares desde 1996. “Pi­rangi precisa dessas moradias porque o déficit habi­ta­cional é grande e a po­pulação que será atendida é a de baixa renda”, res­saltou. Brás explicou ain­da que a CDHU autorizou a cons­tru­­ção do conjunto em 2010, mas devido ao pro­ces­so eleitoral o projeto executivo ficou parado.

Na oportunidade, o secretário Silvio Torres fez menção que o governo do Es­tado, por meio da Se­cre­taria da Habitação e da Com­panhia de Desenvol­vimento Habitacional e Ur­bano (CDHU), poderá construir novas moradias populares em Pirangi, além dessas já com­promis­sadas.

O acordo foi estabe­le­cido pelo secretário da Ha­bitação Silvio Torres e o pre­feito Brás de Sarro, des­de que o município apre­sente uma área adequada. De acordo com o chefe do Exe­cutivo, a prefeitura possui uma área que está em processo de regulari­za­ção fun­diária, junto aos órgãos competentes e que po­­derá servir para a cons­trução desse novo conjun­to habitacional .

O secretário estadual afirmou compromisso com o prefeito e garantiu que as novas moradias se­rão construídas, desde que o terreno apresentado seja regularizado. “Se o lo­cal for adequado, vamos fazer o conjunto”, assegu­rou. Ele falou também que vai pedir aos técnicos da CDHU que agilizem o projeto executivo pedido pelo prefeito, no que diz respeito ao conjunto Pirangi A (as 71 casas).

O secretário disse que a meta é construir 120 mil novas moradias no Estado até o fim deste governo, para atender, principal-mente, famílias que moram em área de risco, fa-velas e cortiços, e as que ga­­nham até três salários mí­nimos. “Esse é o único go­­­verno brasileiro que cons­trói casa de qualidade para aqueles que ganham um salário mínimo”, argumentou.

Torres também ressaltou o novo padrão de qualidade das moradias construídas pela CDHU. As uni­dades, segundo ele, es­tão sendo entregues com pi­sos cerâmicos em todos os cômodos; azulejos na co­­zinha e banheiro; pé di­reito mais alto; muro di­vi­sório entre os lotes; e a­que­cedor solar para o chuvei­ro, que permitirá uma eco­nomia de 30% na conta de energia elétrica. Os con­jun­tos também estão sen­do entregues com total infra-estrutura urbana.

Silvio Torres reforçou a prioridade do governo em descentralizar as obras. “Es­tamos optando pela modalidade Adminis­tra­ção Direta, pela qual os re­cursos são repassados às pre­feituras, que executam as obras, desde a licitação até a entrega do empre­en­di­mento. A CDHU ajuda na fisca­lização. O se­cre­tário estadual apro­veitou para apresen­tar o “Habita São Pau­­­lo”, um conjunto de ações que visam ala­van­car recursos e impul­sio­nar a cons­tru­ção de mo­­radias para a popula­ção de baixa renda, a ur­banização de favelas e pro­mover ações preven­ti­vas ou corretivas em áreas de risco. Ele ainda a­pre­sentou os programas dis­poníveis e falou da no­va política habitacional que está sendo elaborada e de dois novos progra­mas pre­vistos para serem lan­ça­dos até julho deste ano.

O deputado federal Du­arte Nogueira afirmou que a Secretaria da Habitação e a CDHU são as vi-trines do Brasil no que se refere à construção de moradias populares para a população de baixa renda. “A política habitacional de São Paulo gera em­pre­gos diretos e indiretos, pro­move o desenvolvimento social, e realiza o grande sonho das famílias paulis-tas, a conquista da casa própria”, concluiu o de­pu­tado que solicitou a au­di­ên­­cia.