Pontos de coleta de lixo domiciliar são criados para atender sitiantes.

30/03/2011

Governo preocupado com o meio ambiente faz sua parte.

 

A Prefeitura Municipal dis­ponibilizou à popu­la­ção rural três pontos de coleta de lixo domiciliar, ou seja, locais específicos pa­ra despejo do lixo do­més­tico. A iniciativa do prefeito Brás de Sarro tem como objetivo atender prin­cipalmente aos produ­to­res rurais que, sem al­ternativas, muitas vezes era forçado a jogar o lixo às margens das estradas rurais, rodovias, rios e até enterrar e queimar.

Por enquanto foram dis­tribuídas caçambas nas entradas da cidade pela estrada do Graciano, an­tigo matadouro e pelo cór­rego do Sovaco. Segundo o chefe do Executivo, de­pendendo da demanda, alguns locais são limpos duas vezes por semana. In­formou também que ou­tros acessos poderão con­tar com o coletor de acor­do com a receptividade do projeto.

A ação demonstra a preocupação do governo mu­­nicipal com a causa am­biental e a saúde pú­blica, além de gerar bem-estar as famílias rurais. “O cuidado com o lixo não é somente uma questão vi­sual, mas também de con­trole de doenças que é trans­­mitida através da fal­ta de atenção com o lixo”, alerta o prefeito.

Em sua opinião, o lixo jo­gado em lugares impró­prios e de forma inade­qua­da, torna o ambiente per­feito para proliferação de doenças. De acordo com especialistas, a quei­ma do lixo não é solução pois a fumaça pode emitir gases prejudiciais à saúde, além de contribuir para o efeito estufa prejudicando o meio ambiente.