Pirangi se prepara para o Dia do Desafio 2010.

18/05/2010

A Prefeitura de Pirangi, através do departamento de Esportes, está realizan­do os preparativos para a edição 2010 do Dia do De­safio. O evento acontecerá na última quarta-feira de maio, dia 26, com o ob­je­tivo de mobilizar o maior nú­mero de pessoas na prá­tica de alguma ativi­da­de física, por pelo menos 15 minutos consecutivos, e assim estimular a adoção per­manente dos hábitos saudáveis.

Neste ano, Pirangi terá co­mo adversária a cidade de Esparza, Costa Rica. O diretor de Esportes, Wag­ner Luís Carvalho, coorde­nador das atividades em Pirangi, informa que o even­to não tem caráter com­petitivo.

Ele participou do sor­teio das cidades competi­do­ras da América Latina jun­tamente com a esta­giá­ria de Educação Física, Larissa Moraes. O encon­tro ocorreu no Sesc Pinhei­ros de São Pau­lo, no últi­mo dia 3. Diver­sas cele­bri­dades do esporte estive­ram presentes na ocasião, como a ex-joga­do­ra de bas­quete “Magic” Paula, a ginasta Laís Sou­za, o ex-go­leiro Zetti e os ex-jo­ga­dores de futebol Vampeta, Ronaldão e Clo­doaldo (cam­peão da Copa de 1970).

As disputas foram de­fi­nidas tendo como critério o número semelhante de habitantes dos municípios. Pirangi tem praticamente o mesmo número popu­la­cional que Esparza, cidade turística da Costa Rica, localizada na província de Pun­tarenas, com cerca de 10 mil habitantes. O ven­cedor será aquele mu­ni­cí­pio que mobilizar a maior porcentagem de pes­soas em relação ao número de ha­bitantes.

O departamento de Es­portes iniciou contato com vários segmentos da co­mu­nidade no sentido de en­vol­ver o máximo de em­pre­sas, escolas, insti­tui­ções e toda a população na mobilização. A partici­pa­ção da comunidade no Dia do Desafio pode ser in­dividual ou em grupo nas mais diferentes atividades físicas. “O importante é se exercitar”, resumiu o dire­tor, acrescentando ainda que podem participar pirangienses de todas as i­dades.

Em 2009, Pirangi ven­ceu a cidade de Tama­matla (México), que teve 3.250 participantes. No ano passado, 4.170 (ou se­ja, 40,43%) pessoas par­ti­ci­param do Dia do Desa­fio, em Pirangi. No Estado de São Paulo, 399 muni­cí­pios integram a iniciativa.

Dia do Desafio

Criado no Canadá em 1983, o Challenge Day é difundido no mundo in­teiro pela Tafisa, uma en­ti­dade alemã que atua na promoção do esporte para todos. A ação é promovida em diversos países com a proposta principal de en­volver a população e divul­gar a importância da vida saudável. Esta será a 15ª edição do evento no Brasil, que aderiu à iniciativa em 1995. “Você se mexe e o mundo se mexe junto” é o slogan deste ano.

O professor Wagner des­taca que a prática re­gular de alguma atividade física traz benefícios para o corpo e a mente, reduz ris­co de doenças, socializa, melhora a auto-estima e diverte, entre outros. “Es­peramos que as pessoas participem do evento e a ex­periência estimule que mais pirangienses passem a fazer algum exercício regularmente”, comentou.