Pirangi Recebe Destaque no Ranking Ambiental Paulista.

12/12/2014

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou no dia 11/12, às 15h, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2014. Dos 645 municípios, apenas 118 foram consagrados este ano com o certificado do Programa Município Verde Azul. Isso significa que apenas 18% das cidades do Estado alcançaram média acima de 80, em uma avaliação que varia de zero a 100.

O município de Pirangi vem se destacando com sua política ambiental desde 2009, quando recebeu pela primeira vez a certificação ambiental, comentou o Prefeito Municipal Brás de Sarro. Em 2014, atingiu sua melhor pontuação (92,14 pontos), destacando-se na 19ª posição do Estado de São Paulo. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

A excelente classificação do município foi possível, dentre outros fatores, pelo RGA (Relatório de Gestão Ambiental), elaborado pela Interlocutora e Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Anaira Caramelo, que elabora e estabelece o direcionamento dos relatórios junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que avalia o desempenho em dez diretivas que regem o Programa, sendo elas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Lançado em junho de 2007, o Programa Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão e valorizando a base da sociedade.