Pirangi participa da Caravana do Empreendedorismo

26/04/2009

O prefeito Brás de Sarro, os  funcionários municipais André Cadamuro e Luis Carlos de Moraes Júnior,  além da agente de crédito Lisa, participaram da Caravana do  Empreendedorismo Emprego e Renda e Apoio à Formalização. O evento,  realizado na cidade de Franca, no último dia 24, contou com a presença  do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif  Domingos, e do diretor executivo do Banco do Povo, Antonio Sebastião  Mendonça. Em sua palestra o secretário falou sobre o tema “Políticas  Públicas para Geração de Emprego e Renda e de Apoio à Formalização” e  afirmou que a missão do Governo é desburocratizar para formalizar.

O objetivo é proporcionar maior interação entre os gestores de  políticas públicas municipais, responsáveis pela geração de emprego e  renda e a Secretaria Estadual do Emprego, para a implantação do  Microempreendedor Individual (MEI) e de ações do Banco do Povo Paulista  (BPP), na oferta de crédito para os microempreendedores dos municípios.  O debate de assuntos como empreendedorismo, microcrédito,  desburocratização, emprego e renda também está na pauta dos encontros.

O MEI é um programa que visa formalizar micro empreendedores com  rendimentos brutos de até R$ 3.000,00 mensais. Os empreendedores  poderão ter seu negócio regulamentado pagando não mais que R$ 56,00  mensais, já incluso a contribuição ao INSS, não precisarão emitir nota  fiscal e a “firma” ficará aberta em até 15 dias gratuitamente. Este  programa tem previsão de implantação para o segundo semestre de 2009, e  o agente formalizador será o Banco do Povo Paulista.

O prefeito Brás aproveitou o encontro para reiterar ao secretário Afif  o interesse do município em receber o Posto de Atendimento ao  Trabalhador - PAT, cujo projeto foi apresentado pela Comissão Municipal  de

Emprego e encaminhado pelo prefeito à Secretaria. No PAT, o  trabalhador poderá ter serviços de balcão de empregos, emissão de  carteira de trabalho e seguro-desemprego, facilitando a vida do  trabalhador pirangiense.

Na caravana, que contou com participação de representantes de 30  cidades, Pirangi foi novamente destaque e foi citada diversas vezes  pelo sucesso do Banco do Povo, através da história de sua cliente  Silvana Graciano.

O Banco do Povo de Pirangi já financiou cerca de R$ 380.000,00 em  apenas 2 anos e meio, sendo que o valor máximo de financiamento é de R$  5.000,00 para pessoa física e R$ 7.500,00 para empreendedores rurais e  pessoa jurídica. Tudo isso com uma inadimplência zero. O Banco do Povo  atendeu mais de 70 negócios diferentes sendo 70% informais, tais como,  caminhoneiros, pedreiros, quituteiras e sacoleiras, que conseguiram  ampliar ou manter seu negócio através dos financiamentos que tem juros  de 1% ao mês e prazo de até 36 meses para pagamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.