Pirangi marca presença na “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem” realizada em Barretos.

07/05/2019

Estiveram presentes no dia 07 de maio de 2019 no município de Barretos, no Tribunal do Júri no Núcleo Jurídico do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, o Prefeito de Pirangi Luiz Carlos de Moraes, a Primeira-dama Valdenice, a Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Anaira Caramelo, o Supervisor de Almoxarifado Rafael Martins, e também os funcionários municipais Alcides Tadeu Rosa Pereira, Ademar Ferreira França, Willian João Lopes e Paulo augusto Gomes.

Na ocasião, foi realizada a abertura da “Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE)” organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em parceria com as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.

Durante o evento, a CEDEC/SP abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, tais como a legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, critérios do Programa Município Verde Azul, dentre outros.

O evento contou ainda com duas agendas, sendo uma aplicada ao corpo técnico administrativo, com noções básicas de combate a incêndios, e outra com aplicabilidade prática aos funcionários que atuam juntamente com o combate a incêndios.

Cabe destacar que esse evento é muito importante, tendo em vista que prepara os municípios às adversidades climáticas que se iniciam nessa época, principalmente decorrentes da estiagem. Além disso, a participação nesse evento possibilita a obtenção de um “Kit Estiagem” composto por 4 abafadores, 2 bombas costais, 4 pares de luvas, 2 enxadões, 4 facões com bainha, 4 óculos, 2 lanternas e 2 cantis.