Pirangi inaugura Centro de Convivência do Idoso.

20/05/2010

Mais um compromisso do atual governo muni­ci­pal de Pirangi foi cumprido no último domingo (9) – es­pecial Dia das Mães. Com a inauguração do Centro de Convivência do Idoso, as pessoas da me­lhor idade agora possuem um espaço agradável e exclusivo. A unidade fica localizada na rua Floriano Peixoto, no bairro Nossa Senhora Aparecida, pró­ximo a Casa do Traba­lha­dor. A construção do cen­tro foi iniciada na gestão anterior, pelo prefeito, à época, Luiz Carlos de Mo­raes, tendo como vice-prefeito Brás de Sarro.

Com 210 metros qua­dra­dos de área construída, a obra resulta de parceria entre a Prefeitura e o Esta­do, através da Secretaria Estadual de Economia e Pla­nejamento, que arcou com parte do investimento no valor total de R$ 180 mil. O centro dispõe tam­bém de espaço para ati­vi­dades artísticas – com pal­co e dois camarins – salas, co­zinha e sanitários, além salão para bailes, bingos e festas de aniversário, por exemplo.

Em um espaço desti­na­do à permanência diurna dos idosos são desenvol­vi­das diversas atividades pa­ra elevar o ní­vel de quali­da­de de vida, assegurando seus direitos sociais, crian­do inclusive con­dições pa­ra promover a auto-esti­ma, integração e participa­ção efetiva na sociedade. O atendimento será feito de segunda-feira a sábado, e os usuários po­de­rão per­ma­necer no CCI durante o período da tar­de, das 13 às 16 horas.

O nome atribuído ao CCI é uma homenagem a Antonio Simão Alves, tam­bém conhecido como “Be­nedito da Nísia”, per­ten­cente a uma das famí­lias mais queri­das de Pi­ran­gi. A biografia do homenage­a­do foi lida por sua neta, Aline Chaves, e emocionou os familiares presentes na inauguração. Ele faleceu em julho de 1996.

Como parte da ceri­mô­nia, a administração muni­cipal ainda homenageou todos os presidentes da Ter­ceira Idade constituída em 1994 no município. Depois de Marlene Andra­de Cola Scardelato, pas­saram pela presidência da entidade Maria Ambrosina Tolentino de Sousa, João Lou­rençato, Anerço Bento e Benedita Cimino, até chegar a atual Maria Mail­de Cola Botelho.

‘A grande obra é melhorar a vida das pessoas’

“Vocês são a razão e a motivação de tudo isso”. Com esta afirmação di­ri­gida especialmente à ter­ceira idade, o prefeito Brás de Sarro iniciou seu dis­cur­so na inauguração do Cen­tro de Convivência do Idoso. “Temos a imensa sa­tisfação de entregar uma no­va morada para o grupo da melhor idade que só foi possível porque vocês acre­ditaram na administração de ontem e de hoje”, disse Brás.

O prefeito falou ainda do sonho que se torna rea­lidade. “Na verdade todos nós, na infância e na idade adulta, e até mesmo na ve­lhice temos sonhos e pla­nos. O idoso quer ter o or­gu­lho de olhar para trás e dizer que fez o melhor por aqueles a quem tanto ama, deseja sempre que possível reuni-los em sua volta e curtir a vida com mais tran­quilidade”, declarou.

Durante a solenidade, o prefeito Brás de Sarro res­saltou que “melhorar a vi­da da pessoa idosa é uma obra de relevante signi­fi­cado social em favor da ci­dadania”. E, acrescentou “o principal objetivo é aten­der melhor as pessoas. Esperamos que tenham bons momentos nesta casa, sempre com muita união e respeito”.

Acolhimento do idoso

A presidente Mailde Botelho comemorou a con­quista do novo prédio ce­di­do gratuitamente ao gru­po da Terceira Idade “Re­cordar é Viver” pelo prazo de 20 anos. “Agora temos um novo lugar para ficar. Isso é maravilhoso porque estávamos numa casa a­per­tada”. O depoimento foi seguido de agrade­ci­men­­to ao prefeito Brás e ao vice João de Sarro que se destacam pelo trabalho rea­­lizado não apenas na área social, mas também em outros segmentos da ad­ministração, como na saú­de, educação, meio am­biente e infra-estrutura ur­bana.

Também destacou a im­por­tância do CCI estimu­lan­do a convivência, a so­cia­lização, a participação, a integração e o exercício da cidadania, através de atividades físicas, sociais, cul­turais, recreativas, ocu­pa­cionais e de lazer, bus­can­do a melhoria de sua qua­lidade de vida. Ela afir­mou ainda que a pessoa ido­sa se sente útil tendo ati­vidades variadas. “O ido­so precisa e merece [o a­ten­­dimento]”, comple­tou.

Exercendo o segundo mandato na presidência, Mailde ainda convidou ou­tras pessoas a participar do grupo. Atualmente são 183 pirangienses parti­ci­pan­do de programação diversificada que inclui pas­seios, bailes, jogos e co­me­morações. Já especifi­ca­mente no CCI, os associa­dos terão bingo e lanche às quintas-feiras, além de jogos de carteados todos os dias.

Pensando no bem-estar da pessoa idosa

Falando em nome dos ve­readores, o presidente da Câmara Municipal, Benedito Pegorallo, lem­brou que a obra foi iniciada pelo ex-prefeito Luiz Car­los de Moraes e concluída pela atual administração municipal com o apoio dos par­lamentares que apro­va­ram as verbas neces­sárias para sua realização. Chegou a mencionar até a necessidade futuramente da ampliação do prédio, mas reconheceu que o cen­tro proporciona mais con­for­to aos participantes nas atividades.

Em sua opinião, com este ato o governo muni­ci­pal demonstra todo res­pei­to àquelas pessoas que tan­to contribuíram com a ci­da­de. “Parabéns, prefeito e vice-prefeito, por mais essa ação de resgate da ci­da­dania dos nossos idosos, que precisam de uma mão amiga para ter uma vida melhor”, frisou.

O presidente da Câma­ra de Vereadores ainda elogiou a iniciativa do go­verno Brás-João de Sarro na escolha do nome de “Be­nedito da Nísia” para denominação do local. “Ve­jo com alegria a perpe­tua­ção do nome do casal que viveu sempre junto e colaborou no progresso de Pirangi”, revelou.

O empenho em busca de recurso

O vice-prefeito João de Sarro fez a leitura do de­creto municipal de desig­na­ção do nome ao logra­dou­ro público e aproveitou para narrar a “longa ca­minhada” por Brasília e São Paulo para obtenção dos recursos financeiros para execução da obra. “Es­ta obra faz parte de nos­sa administração, mas vem [sendo construída] des­de a gestão passada. Lem­bro-me que juntamen­te com o ex-prefeito Lui­zinho e vereadores da é­poca, entre eles o Sidney [Zósimo] Vidotti, lutamos pa­ra conquistar a verba”, conta.

O relato foi confirmado pelo ex-prefeito Luiz Car­los de Moraes que recor­dou que a verba deveria ter sido liberada “por Brasí­lia”, mas o governo federal cancelou o repasse. A Pre­fei­tura de Pirangi foi be­ne­ficiada com duas emendas para construção do CCI. A primeira por intermédio do então deputado federal Aloysio Nunes Ferrreira Fi­lho e a outra pelo deputado Mendes Thame, mas não foram concretizadas de­vido a imbróglio adminis­tra­tivo.

Entretanto quis o des­ti­no que o autor da primeira emenda, como secretário da Casa Civil do governo Ser­ra autorizasse a libera­ção dos recursos. “A verba prevista para Brasília, aca­bou sendo repassada pelo governo do Estado”, adi­cio­nou Luizinho. Para o ex-prefeito, o importante é a obra ter sido construída e entregue para a popu­la­ção. “Agora que todos usu­fruam das insta­lações”, finalizou.

Presenças no evento

A inauguração da obra contou com a participação de diversas autoridades. Além do prefeito Brás, do vice-prefeito João de Sarro, participaram a primeira-dama Elisa de Sarro, Eli­zabete Olivati de Sarro (es­posa do vice-prefeito João de Sarro), a presidente da Terceira Idade, Maria Mail­de Cola Botelho, e os no­­ve vereadores da Câma­ra Municipal (Benedito Pegorallo, Chicão França, Douglas Scardelato, Doni Empreiteiro, Fátima Lan­fredi, João Albani Neto, Pau­lo Magalhães, Pedro Fan­tasia e Pedro Jesus Fernandes).

Também marcaram presenças os ex-verea­do­res Sidney Zósimo Vidotti e Alberto Luiz Massabni, diretores e assessores mu­nicipais, dirigentes e mem­bros da Terceira Idade e outros convidados. O e­ven­to foi abrilhantado com a participação da Ban­da “7 de Março” que exe­cu­tou o hino nacional e outras mú­sicas de sucesso.

No final da solenidade foi servido um café da ma­nhã preparado pela equipe da Cozinha Piloto, sob o comando da nutricionista Viviane Batista Sabião. O prefeito Brás agradece a todas as funcionárias.