Pirangi fica entre as 13 cidades com maior produção e distribuição de próteses dentárias gratuitas para população.

06/09/2013

Em Pirangi, só não tem sorriso bonito quem não quer! Tratamentos odontológicos de qualidade são disponibilizados pela Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Saúde, que mantém a Atenção Básica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além do atendimento realizado por profissionais altamente capacitados em procedimentos clínicos de rotina no atendimento básico, como restaurações, extrações de dentes permanentes e de leite, existe o CEO, que conta com profissionais especializados no tratamento de gengiva, canal e cirurgias, além de produzir e distribuir gratuitamente próteses dentárias a toda a população pirangiense.

Recentemente, uma pesquisa de monitoramento realizada pelo Ministério da Saúde mostrou que o município de Pirangi está entre as 13 cidades, de um total de 102, que apresentaram uma produção de próteses dentro da faixa estipulada pelo SIA/SUS, ultrapassando municípios com maior densidade populacional, como Catanduva, durante o primeiro semestre de 2013.

Outros municípios, como por exemplo, Novo Horizonte e Fernandópolis, que possuem um recurso mensal maior que do município de Pirangi, apresentaram uma produção abaixo da média, e cidades como Sales e Urupês não conseguiram atingir a número mínimo de produção e distribuição das próteses.

Segundo a gerente do CEO, Gilda F. P. P. Camargo, é muito importante que o município ofereça procedimentos que atendam a todas as necessidades odontológicas da população, pois, além da função de alimentação e fonação, a região bucal está ligada ao processo de socialização do indivíduo.

Devido à colocação de Pirangi no ranking que avalia a produção de próteses, o Ministério da Saúde beneficiou o município com o valor de R$ 36.750,00, que serão investidos na melhoria da saúde bucal.

Para o prefeito Douglas Scardelato, essa é mais uma conquista de extrema importância para nossa cidade, pois investimentos como esse são essenciais para garantir a boa saúde, além de contribuir para a autoestima e a confiança das pessoas.

O CEO esta situado ao lado do Centro de Saúde Municipal Dr. Uebe Rezeck, e funciona de segunda às sextas-feiras.