Pirangi conquista Selo Verde Azul pelo segundo ano consecutivo.

20/12/2010

Pelo segundo ano con­se­cutivo, Pirangi conquis­tou o Selo Verde Azul, um título simbólico concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente aos mu­nicípios paulistas que con­seguem cumprir, com su­cesso, as 10 metas esta­be­lecidas pelo Projeto Mu­nicípio Verde Azul, cuja proposta é descentralizar a política ambiental do Es­tado. Uma grande con­quis­ta que coroa o traba­lho da cidade em relação ao meio ambiente. O certi­fi­cado de Município Verde Azul garante à adminis­tra­ção municipal priori­da­de na captação de recur­sos junto ao governo do Es­tado.

Neste ano, dos 614 mu­nicípios avaliados, 143 re­ce­beram o certificado - são reconhecidos como exem­plo ambiental somente os que atingem a média aci­ma de 80 em avaliação, que varia de zero a 100. A cerimônia de divulgação do ranking ambiental dos municípios paulistas ocor­reu no último dia 17, no Palácio dos Bandei­rantes, com a presença do gover­nador Alberto Goldman, do secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e do coordenador estadual do pro­jeto, José Walter Figuei­redo.

Pirangi alcançou 86,54 pontos de 100 possíveis em uma avaliação que leva em conta o cumprimento de 10 diretivas que regem o Projeto: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arbori­za­ção urbana, educação am­biental, habitação susten­tável, uso da água, polui­ção do ar, estrutura am­biental e conselho de meio ambiente. A cidade ficou na 47ª colocação ante a 52ª do ano passado.

Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como prin­cipal proposta descen­tralizar a agenda ambien­tal paulista. Em 2008, na divulgação do primeiro ran­king, 44 municípios al­cançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, fo­ram 168. O objetivo é des­cen­tralizar a política am­biental, ganhando efi­ciên­cia na gestão ambiental e valorizando a base da so­ciedade.