Pirangi conquista Cidade da Criança.

07/05/2011

Tendo como sede a es­co­la Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, a “Cidade da Criança” é mais uma con­quista da admi­nis­tra­ção municipal para os pi­ran­gienses. O projeto “Pe­quenos pedestres, grandes cidadãos”, elaborado pelo departamento de Saúde do município, é destinado exclusivamente para as crianças em idade escolar.

De acordo com o setor, “o principal objetivo do pro­grama está vinculado a vi­gilância de doenças e agra­vos não trans­mis­síveis relativa à redução de mortalidade por acidentes de trânsito, despertando uma nova consciência pa­ra priorizar o compa­nhei­­rismo, a cooperação, a to­lerância e ensinar a criança a se auto proteger sabendo se prevenir de si­tua­ções de risco, que pos­sam ocasio­nar acidentes”.

“O esforço educacio­nal, informando e cons­ci­en­­tizando as crianças e ado­lescentes para atitudes seguras como pedestre, po­­­de trazer ótimos resul­ta­dos. Elas mudam seus comportamentos e ques­tio­nam as atitudes de seus familiares. Desta forma es­peramos ter munícipes cons­cientes e, com isso, di­minuir índices de aci­den­tes”, relata a diretora mu­ni­cipal de Saúde, Michella Bossolani Buck.

A princípio serão reali­zadas ações de orientação, palestras com profissionais de trânsito, brincadeiras e caminhada educativa, dentre outras atividades. As aulas práticas ocor­rerão em uma mini cida­de, onde o aluno poderá vi­venciar situações reais, con­feccionar placas de fá­cil entendimento para área urbana com sinais de trân­sito e frases de conscien­ti­zação.