Pirangi começa a disputa da Olimpíada de Taiaçu.

28/07/2010

A 6ª edição da Olim­pía­da Regional de Taia­çu foi iniciada com jogos, pro­vas e torneios em dife­ren­tes modalidades espor­ti­vas. A cidade de Pi­rangi, re­presentada por cerca de 240 atle­tas, com idade en­tre 10 e 75 anos, chega co­mo uma das favoritas ao tí­­tu­lo deste ano. Os piran­gien­ses ten­ta­rão o quinto tí­tulo - o ter­cei­ro consecu­ti­­vo, com a par­­­ticipação em todas as disputas do even­­to.

“Vamos disputar mais uma vez a Olimpíada de Taiaçu e novamente lutar para ficarmos entre os pri­meiros colocados”, co­men­tou o diretor de Espor­tes, professor Wagner Luís Car­valho. De acordo com ele, a cada ano a competi­ção fica mais acirrada.

Começo de vitórias - O des­taque no primeiro dia de competição foi a vi­tória do bas­quete mas­cu­lino sobre Taiú­va por 44 a 19 e a goleada do futsal femi­ni­no que fez 9x0 em ci­ma de Fernando Prestes. O fu­te­bol de campo sub-13 tam­­­bém se saiu bem ven­cen­do Taquaral por 5 a 0. O re­sultado classificou o ti­me pa­ra a semifinal da com­­pe­tição.

Já o futebol de cam­po (categoria livre) foi elimi­na­­do com a derrota para Vis­ta Alegre do Alto pela contagem mínima. O tor­neio é disputado no siste­ma de mata-mata e como foi vencido os pirangienses deram adeus nesta moda­li­da­de.

Favoritismo - O xa­drez, a natação e a mara­to­na feminina são algu­mas das apostas de suces­so neste ano na Olimpíada de Taiaçu. Por outro lado, Pirangi estreará nas com­pe­tições de basquete femi­nino e futebol society más­ter. Ambas as modali­da­des foram incluídas pe­la primeira vez nos jogos.

Com poucos inscritos no basquete feminino (a­pe­­­nas cinco cidades), Pi­ran­gi já está garantido na semifi­nal da modalidade. No gru­po A, a equipe terá co­mo adversária as anfi­triãs taiaçuenses. O duelo serve somente para decidir quem será o primeiro co­lo­­­cado do grupo e, as­sim, de­­­finir os confrontos da se­­mi­­final.

O futebol socie­ty más­ter, por sua vez, foi favo­re­cido com a ausência de Vira­dou­­ro e venceu por wo (abre­­­viação da pala­vra wal­kover, ou vitória fá­cil, em português), as­segu­­­ran­­do participação na se­mi­final do torneio.

Outras disputas - O vô­lei masculino e fe­mi­ni­no, o futsal masculino e o vôlei feminino mirim tro­peçaram na estreia e vi­ram ficar mais longe a clas­sificação para a próxi­ma fase. Apesar da der­rota para Vista Alegre do Alto, o futsal masculino tem melhores condições de avançar porque dois times do seu grupo vão à se­mifinal.

A bocha despachou Vi­radouro e Taiaçu e já se garantiu entre os quatro primeiros da modalidade.  Agora disputa com Cândi­do Rodrigues uma vaga na final da competição. A damas perdeu na pri­mei­ra rodada para Viradouro que terminou o torneio da modalidade em terceiro lugar.

Devido o número limi­ta­do de participantes, o han­­debol feminino joga contra Taiúva, no próxi­mo dia 26, valendo clas­sifi­­ca­ção para a final do torneio. O vôlei femini­no da terceira idade, se ven­cer Taiúva, no dia 24, tam­bém es­tará disputan­do a me­da­lha de ouro no dia 29 de julho.

Quadro de medalhas - A primeira meda­lha na Olimpíada Regional foi con­quistada no úl­timo do­mingo (11) na pro­va do ci­clis­mo feminino. Aliás, fo­ram duas meda­lhas: Raíssa Magalhães chegou em se­gundo lugar e faturou a medalha de prata. O bron­ze também é de Pi­rangi com Elisabete Loures da Conceição. Na quarta colocação, outra piran­gien­se, Jaqueline Elias da Sil­va.

O ci­clis­ta Rodrigo Ale­xandre Spó­sito, mais co­nhecido como Barata, por pou­co não su­biu no pódio. Ele ficou na quarta posi­ção no ciclismo mas­cu­lino. A equipe pi­ran­giense con­tou também com o ciclista Flávio Pe­rei­ra dos Santos.