Pirangi adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

01/11/2013

O município de Pirangi aderiu ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, do governo federal. O documento que formaliza a adesão foi assinado pelo prefeito Douglas Scardelato e pela vereadora Fátima Lanfredi, defensora dos direitos das pessoas com deficiência na Câmara Municipal, durante evento na cidade de Catanduva. Realizada no último dia 4 de outubro, a solenidade contou com a presença de Daniela Corte Real, consultora do Plano.

O objetivo é garantir ações em prol das pessoas com deficiência nas áreas de educação, saúde inclusão social e acessibilidade. Está previsto um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014, sendo esses recursos usados para equipamentos e obras de acessibilidade. Ainda não está confirmado quanto deste montante vem para Pirangi.
"É importante esta adesão, pois permite um trabalho conjunto com o governo federal para o avanço e o aperfeiçoamento das políticas públicas na promoção dos direitos desta parcela da população", explicou o prefeito Douglas. Para a vereadora Fátima, representa um gesto de comprometimento e que os temas relacionados às pessoas com deficiências são prioridades do município.

Entre as novas ações da administração nesta área está a implantação de academia ao ar livre adaptada para pessoas com deficiência, um pedido feito pela vereadora Fátima Lanfredi à deputada Célia Leão que teve o apoio do prefeito Douglas. O projeto das academias adaptadas visa a melhoria da qualidade de vida, utilizando o esporte como meio de promoção da inclusão social e o resgate e o estímulo da autoestima com foco na promoção da cidadania.