Pirangi: 80 anos de emancipação política.

05/03/2015

Em 1.930, formou-se forte corrente para Pirangi se tornar município, já que sua importância como centro comercial adiantado e o volume de sua renda, favorecia argumentos legais e inconcussos para o apoio desta aspiração do povo. O Dr. Clementino Canabrava Filho, líder da Comissão, passa a ser o primeiro prefeito nomeado. Ele chegou a Pirangi em 1.926, e aqui encontrou um lugar com menos de 300 casas pobres, com ruas esburacadas, cheias de mato e um pequeno jardim abandonado. A grande oportunidade de emancipação materializou-se nas primeiras eleições ocorridas no primeiro Interstício Legal, logo após o término da Revolução Constitucionalista. Um dos deputados que se empenhou foi Joaquim de Abreu Sampaio, (cujo feito elevou seu nome a ser o nome de nosso então Grupo Escolar). Um dos interventores Federal de São Paulo, Dr. Armando Sales de Oliveira, aprovou com justiça a causa da Emancipação Político Administrativo de Pirangi. A coletoria de Pirangi foi instalada em 08 de julho de 1.935, assim como a Caixa Econômica a ela anexada. Em 15 de março de 1.936 realizaram-se as primeiras eleições para vereadores. Em 11 de fevereiro de 1937, foi criada a Delegacia de Polícia de 53 classes, tendo o primeiro Delegado Dr. Manoel Bailão. Em 07 de fevereiro de 1.957, era publicada, no Diário Oficial a Lei nº3. 801, que criava o Ginásio Estadual de Pirangi, hoje "Maestro Villa Lobos". Os prefeitos que administraram Pirangi, desde sua Emancipação Política foram: Dr. Clementino Canabrava, Guido Gambuggi, Antonio Delfini, Sebastião Antonio Carvalho, Otávio Medeiros (três mandatos), Hélio Buck (dois mandatos), Paulo Burjaile, Adriano Scardelato, José Orlando de Souza (dois mandatos) Otávio Scardelato(dois mandatos), Luis Carlos de Moraes (dois mandatos) e o atual Brás de Sarro que está no seu segundo mandato. Até hoje, século XXI, a agricultura é o carro chefe da economia pirangiense, sendo que passou do café que foi nossa principal base para a citricultura e policultura: feijão, milho, mamão, etc. Hoje restam sítios e fazendas abandonados, e a cana de açúcar tomou conta de nossos velhos campos plenos de mata abundante, de rios caudalosos e piscosos. Pirangi se destaca com grande orgulho, sendo uma cidade de aconchego para todos que aqui vivem e que a visitam. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Pirangi tem uma população aproximada de 11.167 habitantes e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal de 0,756, acima do IDH do Brasil que é de 0,744. O índice vai de 0 a 1 considerando indicadores de longevidade, saúde, educação e renda.