PEQ forma 30 alunos em Pirangi.

01/12/2010

Trinta alunos do Pro­gra­ma Estadual de Quali­fi­cação (PEQ), ministrado pela Etec “Elias Nechar” (Catanduva), receberam cer­tificado de conclusão do curso de Técnicas de Ven­das, no último dia 27 de novembro. Essa foi a pri­meira turma do PEQ for­mada em Pirangi. Os par­ticipantes tiveram  cin­co horas-aula por dia, de segunda a sexta-feira, na escola Sampaio Vidal e aprenderam em um curso rápido de três meses técni­cas de como con­quis­tar, manter e encantar os cli­en­tes.

Todo material didático foi gratuito e os partici­pan­tes ainda receberam lanche e uma bolsa-auxílio de três meses no valor de R$ 330,00. O PEQ é um pro­­­grama idealizado e co­ordenado pela Secreta­ria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Prefeitura Muni­ci­pal, tendo como principal objetivo oferecer cursos gra­­tuitos de qualificação pro­fissional, para capaci­tar o trabalhador para as novas exigências do mer­cado de trabalho e exer­cí­cio da cidadania.

Há cursos nas áreas de Vendas, Administração, In­dústria, Construção Ci­vil, Telemarketing, Limpe­za, Informática, Seguran­ça, Atendimento ao Clien­te, entre outros. A Pre­fei­tura da cidade, por inter­mé­dio da Comis­são Muni­ci­pal de Emprego, já solici­tou al­guns cursos que aten­derão a demanda do município para o próximo ano,  de acordo com estu­dos do mercado de traba­lho.

A coordenadora dos Cur­­sos do PEQ de Pirangi, Elisangela Brame, afirma que o PEQ beneficia de for­­­ma sintonizada, tanto o mercado de trabalho for­ne­cendo profissionais qua­­­­li­ficados, quanto às pes­­soas que procuram em­prego que estão no au­ge de sua capacidade pro­dutiva e tem dificuldades em ingressar ou retornar ao mer­­­cado de trabalho. “Qua­­li­ficar-se e ainda re­ce­ber uma bolsa auxilio pa­ra isso é uma grande oportunidade”, acrescen­ta. O público alvo são tra­ba­lhadores desempre­ga­dos com idade entre 18 e 59 anos. Os interessados em efetuar inscrição nos cursos do PEQ devem pro­curar o Posto de Atendi­men­to ao Trabalhador (PAT) de Pirangi, na Ave­ni­da da Saudade, nº. 988 (antigo velório municipal).