Os professores e os alunos do 4º ano de ensino fundamental participam do projeto ambiental “Mata Viva”.

26/05/2015

O Núcleo de Educação Ambiental de Bebedouro promoveu o VII Encontro para Capacitação de Professores e Coordenadores do Material Pedagógico do Projeto "Mata Viva". Sendo assim, vários municípios participaram do evento, inclusive Pirangi, visando subsidiar condições para a participação das escolas no projeto. O evento teve como objetivo demonstrar a relação entre temas ambientais no dia a dia da população e como aplicá-los em sala de aula.  O encontro de formação é o primeiro passo para que os professores da rede pública municipal de ensino possam visitar o espaço com seus alunos ao longo do ano. O projeto é realizado pela Coopercitrus em parceria com a BASF, a Fundação Espaço ECO® e a Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro. Este primeiro encontro marca o retorno das atividades do NEA em 2015, com uma proposta pedagógica reestruturada. O material didático apresenta sugestões de atividades em sala de aula, novas imagens e conteúdo totalmente adaptado à realidade da região. Todas essas ações buscam demonstrar aos professores como implementar a educação ambiental como um tema transversal, conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecido pelo MEC. Com esse trabalho os educadores terão papel fundamental para multiplicar o conhecimento e serão estimulados a levarem seus alunos a visitar o espaço ao longo do ano. Ao final do evento, os professores receberam um material pedagógico contendo instruções e dinâmicas para serem trabalhadas em sala de aula, com o objetivo de preparar o aluno para as visitas educacionais que ocorrerão na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro.