O Programa Jovem Agricultor do Futuro desenvolvido em Pirangi está se destacando entre os projetos municipais.

03/06/2015

O Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF) promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Sindicato Rural de Bebedouro, em parceria com a Prefeitura do Município de Pirangi, é desenvolvido no município pelo segundo ano consecutivo e vem trazendo diversos resultados positivos. Desde o início do programa, que ocorreu no mês de março, já foram realizadas diversas atividades, tais como visitas na escola técnica do município de Colina, na Agrishow em Ribeirão Preto, bem como em propriedades rurais, como ocorreu por exemplo na horta orgânica do produtor Reginaldo Seli e família, que prontamente recebeu os jovens e promoveu orientações sobre os métodos de cultivo . Além das visitas técnicas, são desenvolvidas atividades práticas em terreno experimental onde atualmente situa-se o CRAJ (Centro de Referência e Apoio à Juventude), onde são cultivadas hortaliças, flores, culturas anuais, culturas perenes, dentre outras atividades, tais como compostagem e minhocário. Recentemente foi promovido pelo SENAR um curso de higiene aos jovens participantes, que ao final do encontro receberam uma apostila e um kit contendo produtos de higiene pessoal, tais como sabonete, creme dental, pente, etc. Além disso, durante o curso os alunos receberam camisetas e bonés, caracterizados como uniforme para o curso que tem duração de 9 meses. O Programa tem como finalidade um dos princípios do SENAR, que é o de elevar o nível técnico, social e econômico do homem no campo e, consequentemente, a melhoria das suas condições de vida, proporcionando aos filhos de trabalhadores e produtores rurais, um aprendizado simples e objetivo no que se refere às práticas agro-silvo-pastoris e do uso correto das tecnologias mais apropriadas para o aumento da produtividade.