O Programa Jovem Agricultor do Futuro de Pirangi destaca-se dentre os projetos municipais.

25/05/2016

O Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF) promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Sindicato Rural de Bebedouro, em parceria com a Prefeitura do Município de Pirangi, o CRAJ e a empresa Nova Era Agrícola Pirangi Ltda., está sendo desenvolvido pelo terceiro ano consecutivo, trazendo à cidade diversos resultados positivos, principalmente no que se refere ao futuro da agricultura.

Desde o início do programa, que ocorreu no mês de março, já foram realizadas diversas atividades, tais como visitas na Agrishow em Ribeirão Preto, atividades culturais no município de Bebedouro, além de atividades teóricas e práticas ocorridas  no terreno experimental, onde os jovens são instruídos quanto às diversas formas de cultivo de hortaliças, flores, culturas anuais, culturas perenes, dentre outras atividades, tais como compostagem e minhocário.

Atualmente, o curso profissionalizante conta com 35 jovens inscritos, que participam diariamente das atividades que serão encerradas apenas no mês de novembro, totalizando 9 meses de curso. As aulas são conduzidas através de material apostilado com diversas temáticas, tais como: ética e cidadania, promoção da saúde, marketing, linguagens, recursos humanos, tecnologia da informação, dentre outros.

O Programa tem como finalidade um dos princípios do SENAR, que é o de elevar o nível técnico, social e econômico do homem no campo e, consequentemente, a melhoria das suas condições de vida, proporcionando aos filhos de trabalhadores e produtores rurais, um aprendizado simples e objetivo no que se refere às práticas agro-silvo-pastoris e do uso correto das tecnologias mais apropriadas para o aumento da produtividade.

A diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Anaira Caramelo, enfatiza que o desenvolvimento do Programa no município de Pirangi é uma conquista muito importante, pois há um investimento financeiro significativo pelo SENAR no município, visando apoiar as famílias dos pequenos agricultores com a formação profissional, imprescindível para a melhoria e valorização da agricultura em nosso município.

GALERIA=jovem-agricultor