Novos desafios do Projeto Município Verde Azul

07/08/2009

No dia 15 de julho foi realizado um Encontro na Secretaria do Meio  Ambiente do Estado de São Paulo, referente às questões do Município  Verde Azul, visando intensificar o desenvolvimento das 10 diretivas do  Projeto. Neste encontro estiveram presentes o Vice Prefeito João de  Sarro, a Vice Diretora da E.M.E.F “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal”  Maria Neusa Vieira, a Diretora de Educação Silvia Helena Fâncio e a  Bióloga Anaira Denise Caramelo, recebidos pelo Responsável do Município  Verde de nossa região Miguel Porto Neto e também pelo Chefe de Gabinete  Ubirajara Guimarães, onde o Vice Prefeito aproveitando a oportunidade  fez um pedido sobre a aquisição de uma Pá Carregadeira para o aterro  sanitário, visando melhorar a qualidade do meio ambiente, obtendo sinal  positivo à reivindicação.

Neste encontro foram trabalhados diversos temas, dentre eles: esgoto  tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, educação  ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar,  estrutura ambiental e conselho do meio ambiente.

A Prefeitura Municipal de Pirangi trabalha juntamente com a Secretaria  Estadual de Meio Ambiente, a fim de estabelecer um cronograma de  atividades compatível ao do Estado, para que tenhamos atividades cada  vez mais eficientes.

O projeto do Estado visa a descentralização, participação e  democratização, tendo os municípios como fortes parceiros, tomando  decisões conjuntas, agindo em prol do meio ambiente e da sociedade.  Todas essas medidas são fundamentais para que o município possa se  enquadrar ao que o Estado exige, melhorando a qualidade de vida de toda  a população através da obtenção de recursos para o município.

•    COMDEMA faz sua primeira reunião.

Foi realizada no dia 14 de julho a primeira reunião do Conselho  Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), na Câmara Municipal de  Vereadores de Pirangi, marcada por muita discussão e idéias para  melhorar a qualidade do meio ambiente. Foram levantadas questões sobre  dificuldades e soluções para cada diretiva do Projeto Município Verde  Azul, além do início da elaboração do Regime Interno e nomeação dos  membros.

Esta ação representa o início de muito trabalho a ser desenvolvido no  município. O COMDEMA tem por objetivo a união de esforços de diversos  setores, tanto governamentais como os da sociedade civil, para juntos  efetivar um modelo eficiente de gestão participativa para a condução de  assuntos ambientais.

Os membros realizaram votação interna, de acordo com a Lei n° 1240/92 e  estipularam a diretoria do COMDEMA, tendo-se a seguinte composição:
  Presidente: Anaira Denise Caramelo
  Vice Presidente: João Mestriner
  1° Secretária: Drª Vanessa Cristina Busnardo
  2ª Secretária: Daniela Regina Lopes
  Plenário: Waldemar Sardinha
  José Roberto Massarope
  Antonio Orestes Carózio
  Elisa Helena Rossi de Sarro
  Alberto Luís Massabni
  Teresa Garcia

A segunda reunião do COMDEMA será no dia 05 de agosto às 19:30 horas na Câmara Municipal de Vereadores.

Metas do “Município Verde Azul”

No dia 28 de julho, a interlocutora do Projeto Município Verde Azul  Anaira Caramelo, esteve presente na Secretaria Estadual de Meio  Ambiente, recebida pelo Assessor do Município Verde Azul Miguel Porto  Neto, pelo Assessor de Gabinete Carlos A. F. Hayashi e pelo Assessor  Executivo José Walter Figueiredo, além de toda a equipe do Projeto. A  reunião teve a finalidade de estabelecer o cronograma de execução do  uso racional da água, visando diminuir o desperdício em um curto  intervalo de tempo, assim como estabelecer planos e metas da  recuperação de mata ciliar e arborização urbana.

O cronograma prevê a recuperação de toda a área ciliar (urbana e rural)  em um período máximo de 12 anos e arborização urbana em 3 anos. Neste  ano de 2009 foram plantadas no perímetro urbano mais de 500 árvores, e  a meta, em 3 anos, é de atingir 5.000 árvores, estabelecendo os 25 m²  de área verde urbana por habitante.

O plano visa ainda proteger todas as nascentes existentes até os  limites do município, visando o aumento da qualidade e quantidade dos  recursos hídricos disponíveis.

Este mês de agosto é a reta final para a entrega do plano de ação do  município à Secretaria do Estado de Meio Ambiente, incluindo objetivos,  estratégias e dificuldades para resolver cada uma das 10 diretivas do  Projeto Município Verde Azul.

Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.