Municípios serão premiados por gestão ambiental e Pirangi foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente.

04/12/2018

O anúncio dos municípios indicados foi feito no dia 29 de novembro, pela secretária de Articulação e Cidadania Institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na 131ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília. No total, foram 100 municípios contemplados mais os 27 que integram as secretarias de Meio Ambiente das capitais do Brasil e do Distrito Federal. A premiação está prevista para junho de 2019, no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que será realizado em Campinas (SP).

Durante o anúncio, Rejane Pieratti ressaltou que a proposta é implementar uma estratégica de continuidade dessa iniciativa. “Considerando o município como um ponto estratégico do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) para a implementação das políticas públicas ambientais, o MMA e a ANAMMA, em parceria com os órgãos estaduais de Meio Ambiente, desencadearam um processo de identificação dos municípios brasileiros que mais se destacam nesta questão”, explicou.

Entre os critérios de escolha, os municípios precisaram comprovar a existência do órgão municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente; percentual de Cadastro Ambiental Rural (CAR); ações de educação ambiental; adoção de compras públicas sustentáveis, de planos municipais de saneamento, de resíduos sólidos e de biodiversidade; além de iniciativas voltadas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em função do exposto, é com grande satisfação que Pirangi recebeu essa notícia e compartilha com todos os munícipes, já que o trabalho em busca pela melhoria constante da qualidade ambiental é diário, ressaltou a Diretora do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente Anaira Caramelo. Durante 2018 foram realizadas diversas iniciativas ambientais que envolveram educação ambiental, conselho e estrutura ambiental, biodiversidade, uso do solo, qualidade do ar, resíduos sólidos, qualidade da água, esgoto tratado, dentre outras que foram acompanhadas tanto pela diretora de meio ambiente quanto pelo Prefeito Municipal Luiz Carlos de Moraes.

Maiores informações podem ser obtidas pelo site http://www.mma.gov.br/informma/item/15270-munic%C3%ADpios-ser%C3%A3o-premiados-por-gest%C3%A3o-ambiental.html. A tabela demonstra todos os estados e municípios que serão premiados em 2019: