IPRS: Pirangi ocupa a 1ª posição no ranking regional de escolaridade.

02/04/2011

Pirangi ficou em pri­mei­ro lugar na região ad­ministrativa de Barretos no indicador de escola­ri­dade na sexta edição do IPRS (Índice Paulista de Res­ponsabilidade Social). A região abrange 19 muni­cí­pios. A pesquisa, elabo­ra­da pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Aná­lise de Dados) e o Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi di­­vulgada no último dia 23. Além da escolaridade, ela também mede a con­cen­­tra­ção de riqueza e a lon­­gevidade (perspectiva de vida) da população, que sinalizam a evolução das condições de vida dos 645 municípios paulistas.

O indicador de escola­ridade varia de zero a cem, em que quanto maior o índice, mais próximo do ideal é o resultado. O mu­ni­cípio atingiu, neste que­sito, 79 pontos, número 68,1% maior em compa­ração com 2000, quando a IPRS foi realizado pela pri­meira vez e a pontuação estava em 47. A cidade ga­nhou 180 posições no ranking de escolaridade do Estado de São Paulo. Atualmente, Pirangi está na 46ª colocação. Em es­co­laridade, Pirangi ficou bem acima da média es­ta­dual: 68.

Este indicador resulta da combinação de quatro variáveis: percentual de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo, percentual de jovens de 18 a 19 com en­sino médio completo, per­centual de jovens de 15 a 17 com pelo menos quatro anos de estudo e percen­tual de crianças de 5 a 6 anos que frequentam a pré-escola. O destaque fi­cou por conta do atendi­mento escolar entre as crianças de 5 e 6 anos, na qual o município apresen­tou taxa superior à média estadual.

No entanto, no quesito longevidade (longo tempo de vida), Pirangi ficou abaixo da média da região apenas dois pontos. Quan­do comparada com outras cidades, Pirangi que re­cebeu pontuação 71, con­tra 73 da regional, aparece em 16º lugar. O menor ín­dice da região está na ci­da­de de Cajobi (67 pon­tos). A campeã em longe­vidade é Embaúba (86). O indicador compõe-se da combinação de quatro ta­xas de mortalidade: peri­natal; infantil; de pessoas de 15 a 39 anos, e de pes­soas de 60 anos e mais.

Apenas na longevidade Pirangi não evoluiu em re­lação ao IPRS anterior, mas progrediu em riqueza (41 para 45 pontos). O mu­nicípio é considerado o 207º mais rico em todo o Estado de São Paulo e o 10º da região de Barretos, con­forme o levantamento. O desempenho melhorou em relação aos quatro ba­lanços anteriores quando figurou em 268ª, 272ª, 272ª e 230ª colocação res­pec­ti­vamente em 2000, 2002, 2004 e 2006 no ran­king estadual.