Esquadrilha da Fumaça dá show em Pirangi.

29/03/2011

Prefeito Brás de Sarro encerra comemoração do aniversário da cidade com chave de ouro.

Fantástica, maravilho­sa, espetacular. Estes e uma dezena de outros adje­tivos podem qualificar a inesquecível exibição da Esquadrilha da Fu­maça. Um verdadeiro show de ma­nobras, mais que radi­cais, no céu de Pi­rangi. Assim foi a apresen­tação da Esquadrilha da Fuma­ça que encantou o público no último sábado (26) no Estádio Municipal “Láza­ro Casemiro”.

Em uma tarde de tem­po aberto, com o sol bri­lhan­do para uma multi­dão, sete aviões realiza­ram diversas acrobacias e vôos rasantes, fazendo a cidade literalmente parar durante cerca de 40 mi­nutos da apresentação. Em vários pontos de Pi­rangi muitas pessoas tam­bém ficaram de olho no céu.

A vinda deles foi viabi­li­zada pelo prefeito Brás de Sarro para propor­cio­nar um momento histórico para a comunidade. “As­sistindo à apresentação, temos certeza de que valeu a pena a persistência para agendar o evento aqui em Pirangi. Melhor ainda é perceber a satisfação da po­pulação, que veio pres­tigiar o trabalho do Esqua­drão de Demonstração Aérea [nome oficial da fa­mosa Es­quadrilha da Fu­maça]”, afirmou.

Os pilotos de elite da For­ça Aérea Brasileira mos­traram talento e habi­lidade sob os olhares aten­tos do público, a maioria em clima família, com cri­anças, adultos e idosos acom­panhando cada ma­no­bra. Em uma delas, um coração foi desenhado em homenagem ao aniver­sá­rio da cidade. Pirangi co­memorou 76 anos de eman­cipação político-ad­ministrativa, no dia 7 de mar­ço.

Durante a exibição, os sete aviões fizeram movi­men­tos de tirar o fôlego ao voarem de encontro e qua­se se tocarem ao cruzarem de um lado para outro. Os pilotos também subiram em linha reta e, em de­terminada altura, “solta­vam” a aeronave simu­lan­do uma queda livre. Ain­da impressionou o vôo con­junto de seis aviões, a poucos metros uns dos ou­tros, numa sintonia per­feita da equipe.

Isso tudo narrado pelo ca­pitão Boery que fez a lo­cução do espetáculo. Es­ta foi a primeira apre­sen­tação da Esquadrilha da Fumaça em Pirangi. O evento atraiu gente de toda a região. “Achei mui­to bonito e fiquei impres­sionado com a precisão das manobras realizadas pelos pilotos”, afirmou ad­mirado o vereador Roque Estruzani, da cidade de Fernando Prestes.

Os pilotos da Esqua­dri­lha da Fumaça têm levado seus shows por todo o Bra­sil e diversos outros países. Algumas das manobras desenvolvidas por eles são únicas no mundo.