Em defesa dos produtores rurais de Pirangi.

02/10/2014

O prefeito Brás de Sarro está procurando resolver o mais rapidamente possível, o problema da Casa da Agricultura de Pirangi. Na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no dia 23 de setembro, o prefeito cobrou dos responsáveis pela pasta, mais agilidade e rapidez na solução deste problema. Informado que deveria procurar "encurtar os caminhos" para a solução, através do órgão em Barretos, o prefeito Brás informou que já está "cansado" de procurá-los e sem nenhuma resposta positiva. Brás informou que irá insistir, até ver que os produtores rurais do município pirangiense, estão sendo atendidos nas suas necessidades e de forma correta pela Casa da Agricultura. No dia 16 de julho, Brás de Sarro já havia protocolado na própria Secretaria de Agricultura, um oficio solicitando o ingresso de Pirangi no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento(SEIAA). Isso faria com que a Casa da Agricultura, articulada com outras entidades afins, integrasse um sistema de apoio aos produtores rurais, executando políticas públicas municipais, estaduais e federal, através da execução de programas, projetos e das ações propostas no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável(PMDRS), por meio de planos de trabalhos anuais, devidamente aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural(CMDR). O convênio com o SEIAA é celebrado entre Pirangi e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e permite que o município coloque técnicos e funcionários municipais concursados à disposição da Casa da Agricultura e a Secretaria de Agricultura disponibiliza toda a infraestrutura da CATI, tais como: veículos, combustíveis e outros recursos para a execução de projetos de interesse da comunidade rural, visando a sustentabilidade, melhoria da renda e qualidade de vida das famílias dos produtores rurais, principalmente os organizados em associações e cooperativas, que tem na assistência a aquisição de conhecimentos necessários para agregar valores a produção fortalecendo o agronegócio. "O SEIAA dá certo e vem de encontro com as nossa política municipal de atendimento aos produtores rurais, já que amplia e melhora a qualidade a assistência técnica em Pirangi", disse o prefeito Brás de Sarro.