Em breve Pirangi terá centro de triagem de resíduos sólidos.

09/05/2011

O centro de triagem de re­sí­duos sólidos, locali­za­do no aterro sanitário, está em fase final de cons­tru­ção e logo serão iniciadas as atividades referentes à co­leta seletiva. Essa é a expectativa da admi­nis­tração municipal que já ad­quiriu todos os equi­pa­men­tos. “Agora, o próxi­mo passo é trabalhar com a divulgação, visando orien­tar toda a população quanto à importância da re­ciclagem do lixo”, in­for­ma a di­retora municipal de Meio Am­biente, Anai­ra Cara­melo.

Em sua opinião, a ob­ten­ção do centro de tria­gem foi muito repre­sen­ta­tiva para o município, pois são poucas as cidades que possuem essa ferramenta importantíssima para me­lhorar a qualidade am­bien­tal. “A reciclagem já é uma realidade para a po­pulação de Pirangi, que se­param rotineiramente e cui­dadosamente os mate­riais recicláveis para os que arrecadam esse mate­rial”, destaca.

Essa conquista foi resul­tado de muito empenho e trabalho do prefeito Brás de Sarro, juntamente com o departamento de Agri­cul­tura, Abastecimento e Meio Ambiente, que não mediu esforços para de­sen­volver com qualidade todos os projetos ambien­tais propostos pela Secre­taria Estadual de Meio Ambiente. “Agora é o mo­mento da população se ade­quar e colaborar com essa conquista que repre­senta qualidade de vida e do ambiente que vive­mos”, finaliza Anaira.

A implantação do cen­tro de triagem de resíduos sólidos prevê a construção de galpão com 300 metros quadrados e aquisição de materiais como prensa, ba­lança, esteira e elevador de cargas. A ver­ba, no va­lor de R$ 156 mil, foi con­quis­tada pelo pre­feito Brás de Sarro junto a Se­cretaria Estadual do Meio Am­bien­te, por inter­médio do Fun­do Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fe­cop).