Descarte de resíduos é tema de educação ambiental entre alunos do 5º ano do ensino fundamental.

18/06/2019

Foi trabalhado durante todo o semestre letivo, conceitos, técnicas e práticas a respeito da geração de resíduos e descarte adequado entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental da EMEF “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal”. Durante as atividades foram abordadas diferenças entre lixões e aterros sanitários, com enfoque na realidade do município de Pirangi, apontou a professora responsável Silvia Helena Fâncio.

Ao final do projeto, foi realizada uma visita no Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Catanduva, onde atualmente são destinados os resíduos domésticos de Pirangi. Durante a visita, os alunos puderam conhecer o funcionamento de um aterro privado, captação de chorume, gás, aterramento, impermeabilização do solo, análise laboratorial dos resíduos que chegam ao aterro, dentre outros.

Essa experiência prática proporcionou aos alunos o conhecimento da realidade sobre a gestão de resíduos na região, já que o local recebe descarte de 29 municípios, gerando cerca de 700 toneladas diárias.

Autora: Silvia Helena Fâncio