Departamento de Saúde de Pirangi informa: Vacinar é a melhor prevenção contra a caxumba.

22/07/2016

Números de casos vêm aumentando a cada dia no Brasil.  

Os casos de caxumba no Brasil tiveram aumentos consideráveis em relação ao ano passado. Na nossa região, as pessoas procuraram os postos de vacinação para atualizarem as carteiras e também saber sobre sintomas da doença.

A doença aumentou muito este ano em Catanduva (SP). Segundo a Secretaria de Saúde, até agora já foram registrados 94 casos, sendo que no ano de 2015 foram apenas oito casos.

 Em São José do Rio Preto (SP), este ano também houve uma explosão de casos de caxumba. Só nos primeiros meses desse ano, já foram registrados 135 casos da doença. Em 2015 foram 104.

A doença causa inchaço e dor na região do pescoço, logo abaixo da orelha. Pode também causar dor de garganta ao engolir e dores musculares. Febre e mal estar também são sintomas comuns.

Foram 94 registros até o momento, sendo o primeiro deles em abril, contra apenas oito casos em todo o ano de 2015 (casos registrados somente em abril e novembro), o que resulta um aumento de 1.075%. Os números são da Secretaria de Saúde do município catanduvense. O contágio é mais comum entre as crianças, mas adultos também podem ser infectados. A vacinação é o meio mais eficaz de prevenção contra a doença. A primeira vacina é feita normalmente na infância, nos primeiros meses de vida. Porém, o adulto também deve buscar a imunização, principalmente se desconhece sua situação vacinal. Nestes casos, pode até precisar do reforço.

 A caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos paramyxovirus, que provoca inflamação nas glândulas parótidas, glândulas submaxilares e sublinguais. Em homens, a caxumba pode causar infecção no testículo e epidídimo e, em mulheres, infecção no ovário. Em ambos os casos, a doença pode causar a infertilidade. Transmitida por via aérea ou contato com a saliva de pessoas infectadas, a caxumba é uma doença viral aguda que causa febre e aumento das glândulas salivares.  

O contágio pode ocorrer a partir de dois dias antes do surgimento dos sintomas até nove dias depois. O período de incubação é de 14 a 25 dias. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor muscular e inflamação nas glândulas. O tratamento é à base de analgésico, anti-inflamatório e repouso. São raros os casos de reinfecção, pois uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. Mas se a infecção se manifestou apenas de um lado, pode ocorrer infecção no outro lado.  

Vacina  

A imunização é o único meio de prevenção contra doença. O paciente toma a vacina tríplice e tetra viral, que protege também contra sarampo e rubéola, a partir de 1 ano de idade. É considerada protegida a criança que tenha recebido duas doses. Adultos que não tenham sido infectados ou tenham recebido apenas uma dose, ou não sabem sua situação vacinal, devem receber reforço de tríplice viral. 

A vacina é contraindicada em gestantes, imune deprimidos e pessoas que tenham alergia a ovo. 

Procure o Posto de Saúde em Pirangi e atualize sua carteira de vacinação.