Departamento De Meio Ambiente Realiza Audiência Pública Para Atualização Do Plano De Arborização Urbana.

18/04/2018

A Prefeitura de Pirangi, por intermédio do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou no dia 13 de abril, às 14 horas, uma Audiência Pública referente à Arborização Urbana da cidade, com enfoque na gestão participativa.

Atualmente, encontra-se em vigor o “Plano Municipal de Arborização Urbana - PMAB”, que traz informações acerca das espécies que existem na cidade, espécies sugeridas para o plantio, bem como um boletim técnico informativo com várias dicas de como arborizar sem problemas futuros.

No período de 2017 e 2018 os avanços nas questões de arborização foram muitos, já que foram marcados pelas publicações dos boletins técnicos, do PMAB, assim como pela instituição do espaço árvore. Todas essas informações foram apresentadas ao público que participou da audiência.

Durante a audiência, foram realizados apontamentos sobre espécies utilizadas, erradicações, podas, manejo, dentre outros assuntos pertinentes. Os participantes fizeram várias sugestões, principalmente no que se refere ao monitoramento e fiscalização de podas drásticas e necessidade de ampliar a educação ambiental.

Para 2018, surge ainda uma novidade nas questões de arborização, já que todo pedido de extração de espécies arbóreas ou arbustivas deve ser encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) para apreciação.

Sendo assim, todas essas informações foram acatadas pelo Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e serão desenvolvidas ao longo do ano para o aperfeiçoamento do plano municipal.