Convênio garante a Pirangi Praça do Idoso.

27/12/2010

O prefeito Brás de Sar­ro, juntamente com a pre­sidente do Fundo Social de Solidariedade, Elisa de Sarro, assinou na semana passada, em São Paulo, con­vênio com o governo do Estado que permite a ins­talação da Praça do Idoso. O convênio prevê o repasse de R$ 12 mil para instalação de uma praça de exercícios para uso ex­clu­sivo de pessoas da Ter­ceira Idade.

O projeto inclui esta­ções ergométricas para for­talecimento da muscu­la­tura, melhoria do equilí­brio e da mobilidade física, com placas auto-expli­ca­tivas para a realização se­gura dos exercícios. Os principais equipamentos instalados são rampa, es­cada, rolo e rotor de pu­nho, pedais e barras para exercícios de sentar e le­vantar.

Segundo o prefeito Brás de Sarro, a finalidade é proporcionar a prática de exercícios específicos para fortalecer a musculatura e o equilíbrio, ajudando dessa maneira na pre­ven­ção de quedas e de fratu­ras. O local escolhido para receber o projeto é o Cen­tro de Convivência do Ido­so.

Na ocasião também foi assinado convênio para incrementar os projetos de ge­ração de renda no mu­ni­cípio. A Prefeitura Mu­ni­cipal receberá recursos do governo estadual para aquisição de material per­manente e equipamento visando a capacitação de famílias de classe menos privilegiada.

Praça de Exercícios do Idoso - Foi criada pelo Fun­do de So­­lidariedade e Desenvol­vimento Social e Cul­tural do Estado de São Paulo, com o principal ob­je­tivo de prevenir quedas. Ao en­velhecer ocorrem diversas mudanças no or­ganismo que o predispõem à queda, como fraqueza muscular de membros in­fe­riores; al­terações do equilíbrio; di­mi­nuição dos reflexos; al­te­rações da mar­cha; e, al­terações da preensão ma­nual. O pro­jeto foi doa­do pe­lo Dr. Egí­dio Lima Dó­rea.