22/09/2025
Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), o Município de Pirangi, por meio do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveu diversas ações educativas e de conscientização entre os dias 18 e 19 de setembro.
Caminhada na Serra de Monte Alto
No dia 18/09, em parceria com o CRAS e equipe do Projeto Social Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo “Elaine Aparecida Fiorentin”, foi realizada uma caminhada com as crianças de 6 a 12 anos em comemoração ao dia da árvore na Serra de Monte Alto, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), da Nardini Agroindustrial.
A equipe de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Nardini acompanhou a atividade, garantindo a proteção dos alunos. Durante o passeio, o Supervisor Ambiental Anderson Rodrigo destacou a importância histórica da área, lembrando que, há cerca de um século, o local era uma antiga estrada férrea.
O Diretor de Meio Ambiente, Dr. Douglas Girolli, biólogo, abordou a regeneração da área após a desativação da linha de trem e ressaltou a importância das árvores na regulação climática, tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Entre os pontos destacados, explicou como as árvores:
- reduzem a temperatura do ambiente,
- contribuem para a retenção de água no solo,
- melhoram a qualidade do ar e,
- favorecem o bem-estar da população.
A atividade também contou com a participação do paleontólogo Cledinei, do Museu de Paleontologia de Monte Alto, que apresentou o trabalho desenvolvido com fósseis da região e fez uma demonstração sobre como identificá-los em campo. As crianças ainda visitaram o Museu e finalizaram o passeio com um momento de lazer em uma sorveteria, que ofereceu sorvetes temáticos de dinossauro.
Doação de mudas nativas
Já no dia 19/09, foi realizada a doação de mudas nativas de porte médio e grande na Praça São Benedito.
O Diretor Douglas esteve presente orientando a população sobre o plantio adequado em cada local da cidade, como:
- árvores de porte médio em calçadas com fiação elétrica,
- árvores de porte grande em calçadas sem fiação,
- espécies de crescimento rápido, mas com madeira macia (como a Cecropia pachystachya – Embaúba) em áreas verdes.
Além disso, foi reforçada a importância do Espaço Árvore, regulamentado pela Lei Municipal nº 2.552/2017, que garante o desenvolvimento saudável das raízes sem prejudicar a estrutura das calçadas.
O total de 52 pessoas foram comtempladas com a doação de 144 mudas que enfeitarão nossas calçadas. Essas ações reforçam o compromisso de Pirangi com a educação ambiental, a preservação da biodiversidade e a qualidade de vida da população, celebrando o Dia da Árvore de forma prática, educativa e inspiradora.