CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE PIRANGI.

12/08/2016

A Associação Comitiva Trupica Mais Não Cai® de Pirangi - SP, com sede à Rua Adriano Scardelato, 544 – Jardim Nunes, CEP 15820-000, no município de Pirangi, Estado de São Paulo, Registrada no Cartório de Pessoa Jurídica de Monte Alto, SP, sob nº 18726, e na Receita Federal - CNPJ nº 24.571.402/0001-04, junto a Prefeitura Municipal de Pirangi – SP, sob nº 3507-6, registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI - Marcas e Patentes, sob nº 911001417, e com TITULO DE UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, de direito privado, oficializada em março de 2016, com objetivo de resgatar a cultura do sertanista paulista e propugnar a educação em todos os níveis, iniciando nossas atividades no ano de 2000, informalmente.

Após o registro oficial da Associação, idealizamos um PROJETO ESPECIAL, voltado as crianças, jovens e adultos, com Necessidades Especiais, matriculados na APAE do município de Pirangi - SP, e APAE dos municípios vizinhos, para um atendimento diferenciado e especializado. Assim, buscamos parceria com a Prefeitura Municipal de Pirangi – SP, que nos cedeu um terreno institucional para a A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SOCIAL EQUOTERAPIA TRUPICA MAIS NÃO CAI.

Trata-se de um método de tratamento abrangente e multidisciplinar, com uso de cavalos, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Fisioterapia, e vem sendo cada vez mais utilizado como terapia, por ser realizado ativamente em ambiente diferente das terapias convencionais. Assim que o praticante monta ao cavalo, seu tônus muscular é alterado. Em 30 minutos de andadura passo ao passo, são realizados de 1.800 a 2.250 ajustes tônicos, causando deslocamento da cintura pélvica que produz vibrações nas regiões osteo-atriculares, que são transmitidas ao cérebro via medula, com freqüência de 180 oscilações por minuto de ajustes tônicos, número este, impossível de ser alcançado por outro tipo de terapia.

Importante informar que, para estarmos filiados à Associação Nacional de Equoterapia – ANDE - BRASIL, necessitamos que todas a normas técnicas para a pratica dessa atividade, desde a construção da pista e outros, sejam cumpridas,  principalmente que todos os profissionais que estarão envolvidos nesse projeto, terão que se submeter a cursos de especialização em Equoterapia, ministrados pela ANDE - BRASIL, para o devido registro da Associação, fato esse que já estamos realizando, sendo que o Fisioterapeuta do projeto já e especializado pela ANDE-BRASIL.

Informamos principalmente que, esse tratamento, SERÁ GRATUITO, para as APAEs, e apenas o translado do praticante, até o Centro de Equoterapia Trupica Mais Não Cai, na cidade de Pirangi – SP será de total responsabilidade da Entidade APAE respectiva ao praticante.

Assim, contamos com a ajuda e apoio de todos para realização do projeto Equoterapia Trupica Mais Não Cai, contribuindo assim com aqueles que realmente necessitam.

Cláudio Sardinha Pontes

Diretor Presidente