Campanha de prevenção do Câncer de Mama

29/10/2013

Para conscientizar a população, a Diretoria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Pirangi, aderiu à Campanha "Outubro Rosa".
O movimento acontece durante todo o mês e tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nas duas unidades de saúde do município, Dr. Uebe Rezeck e Edward André Tucci, estão sendo disponibilizados materiais informativos sobre o que é o câncer de mama, suas causas e tratamentos, a importância do auto-exame e da mamografia para as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos e onde realizar o exame.
A detecção da doença na fase inicial aumenta em 95% a chance de cura.

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
O câncer de mama é uma doença que tem cura, se descoberto logo no início. Muitas mulheres, porém, perdem um tempo precioso porque têm medo de procurar um médico e fazer exames.
No Brasil, nas últimas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68% e é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina.
Se você possui idade entre 40 e 69 anos, procure uma das Unidades Básicas de Saúde para realizar o exame clínico e obter orientação sobre as causas e prevenção do câncer de mama. Não se esqueça de que você também deve realizar o auto-exame mensalmente.
A prevenção pode salvar sua vida.