Barretos sedia capacitação do Programa Município Verde Azul.

22/04/2013

Aconteceu no dia 5 de Abril, no Centro Cultural “Osório Falleiros da Rocha”, em Barretos, a reunião de Capacitação Técnica do Programa Município Verde Azul, onde esteve presente a Diretora Municipal de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente, Anaira Denise Caramelo.
No evento, além do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, também marcaram presença diversos prefeitos e representantes da região.
O encontro técnico objetivou capacitar os interlocutores do Programa e técnicos municipais e discutir as ações propostas do programa para o ano de 2013.
O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.
A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.
A participação do município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Pirangi, no ano de 2012, destacou-se em 18º lugar, sendo premiado pelo 4º ano consecutivo, com uma nota correspondente a 92,63 pontos. Pelo desempenho da cidade, foi liberado o valor de R$280.000,00 para a aquisição de uma Pá Carregadeira, com a finalidade de promover a gestão dos resíduos sólidos domésticos.