Assessor da Secretaria da Agricultura visita Pirangi.

03/06/2015

Na segunda-feira (01), o Assessor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, José Carlos Hori, esteve visitando Pirangi a convite do Prefeito Brás de Sarro. Representando o Secretário Arnaldo Jardim, Hori veio conhecer a Casa da Agricultura e as necessidades do município. Brás de Sarro havia feito algumas reivindicações, em especial com respeito ao atendimento aos agricultores pirangienses, os quais nos últimos tempos tem sofrido com a falta de pessoal na Casa da Agricultura de Pirangi. Esta falta de pessoal vem fazendo com que os agricultores tenham que se deslocar para outras cidades para emissão de guias e outros documentos. José Carlos Hori ficou satisfeito com o belo espaço que a Casa da Agricultura proporciona em Pirangi e sugeriu uma parceria entre município e estado para solucionar o problema. Em entrevista ao Jornal O Portal e Rádio Ilha FM, José Carlos Hori disse que, "a Casa da Agricultura de Pirangi está passando por um período de indefinições. O engenheiro responsável está se aposentando e ela precisa manter-se aberta para ser o ponto de apoio de centenas de agricultores". E acrescentou: "Tanto o governador Geraldo Alckmin, quanto o Secretário de Estado Arnaldo Jardim tem uma visão muito "apaixonada" por um projeto chamado Micro-Bacias II, que tem como objetivo, ajudar os pequenos produtores, de preferência agricultura familiar. Reuni-se um determinado número de pequenos agricultores em torno de uma produção ou várias produções para o escoamento da(s) mesma(s) em sistema de cooperativa. O investimento do Governo pode chegar até 70% e os outros 30% são subsidiados também pelo governo, sem juros. Com este recurso a "cooperativa" pode comprar o necessário para desenvolver o projeto. Estamos aqui para estimular isso. O prefeito Brás de Sarro como bom político, interessado em resolver os problemas dos pequenos agricultores, recebeu nossa sugestão para que, através da Casa da Agricultura ou do Sindicato Rural, reúna estes pequenos agricultores para que nós possamos trazer um técnico da Secretaria de Agricultura,com o intuito de passar todos os detalhes sobre o funcionamento do Micro-Bacias II". Com esta visita e as ultimas conversas, o prefeito Brás espera solucionar o mais rápido possível esta questão da Casa da Agricultura.