A História do Banco do Povo

04/08/2009

O precursor de toda a  filosofia do microcrédito foi Muhammad Yunus, que nasceu em uma aldeia  em um país muito pobre chamado Bangladesh que constantemente é assolado  por catástrofes naturais, ele é o 3º de uma família de 14 filhos e  cinco dos seus irmãos morreram ainda na infância, seu pai era um  pequeno comerciante e sua mãe sempre socorria os pobres do bairro.

Ele estudou fez graduação em Economia e mais tarde obteve uma bolsa de  estudos para fazer doutorado nos EUA e obteve o título de Phd.

Mas tarde resolveu voltar a Bangladesh e lecionar economia em uma  universidade, mas sentia que poderia fazer mais por seu país, resolveu  então fazer uma pesquisa em uma aldeia próxima ao campus universitário,  à aldeia de Jobra e viu que a economia era baseada em trabalho informal  de artesanato e que os agiotas consumiam todos os lucros das pessoas.

Vendo isso ele resolveu emprestar de seu próprio bolso uma quantia de  27 dólares a 41 pessoas tendo juros mínimos, ao fim do período obteve  100% do valor de volta, resolveu expandir seus empréstimos e pediu que  um banco o Banco Janata emprestasse dinheiro aos pobres, relatando sua  experiência com o microcrédito, depois de 6 meses de negociação o Banco  Janata aceitou emprestar dinheiro às pessoas somente se Yunus fosse  avalista, e ele assim o fez.

E em 1976 fundou o Grameen Bank (Banco da Aldeia) que foi transformado  em um banco formal e independente por meio de uma lei especial em 1983  se tornando a primeira experiência de microcrédito do mundo.

Muhammad prega a filosofia de um Banco que acredita nos mais pobres,  sem burocracia e que mude a vida das pessoas proporcionando subsídios  para que elas cresçam.. Contrariando as expectativas o Banco Grammen  tem somente 1% de inadimplência e cerca de 12 milhões de cidadãos do  país, ou seja, 10% da população saíram da linha da pobreza através  desses empréstimos.

Pelo seus feitos em 10 de dezembro de 2006, em Oslo, na Noruega,  Muhammad Yunus e o seu banco de microcrédito Grameen foram agraciados  com o Prêmio Nobel da Paz. O comitê do Nobel justificou a escolha em  razão de sua contribuição para a paz, feita por meio dos esforços em  prol do desenvolvimento econômico e social de Bangladesh a partir das  bases, mediante a criação de programas econômicos inovadores, como o  microcrédito, que ajudaram a tirar milhões de pessoas da pobreza  extrema.

Muhammad Yunus. Fonte: COMITE PAULISTA PARA A DÉCADA DA CULTURA DA PAZ, 2000/2001.

Baseado na idéia de Muhammad no ano de 1998 o então governador Mário Covas, resolveu fundar o Banco do Povo Paulista.

O Banco do Povo é um programa do Governo do Estado em parceria com as  Prefeituras Municipais ele visa gerar emprego e renda para o município,  investindo no pequeno empreendedor seja ele formal ou não.

Em dez anos de operação, o Banco do Povo tem um número significativo de  mais de 170.000 operações com um volume superior a R$ 500 milhões em  empréstimos, com uma taxa de inadimplência de 1,20% sobre o volume  total de recursos emprestados.

REFERENCIAS

BANCO DO POVO PAULISTA. 10 anos: Microcrédito Desenvolvimento Local e o  BPP. São Paulo: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. 2006.

COMITE PAULISTA PARA A DÉCADA DA CULTURA DA PAZ, 2000/2001. Disponível  em: < http://www.comitepaz.org.br/Yunus.htm>. Acesso em: 04 mar.  2009.

Para maiores informações acesse: www.bancodopovo.sp.gov.br

Fonte: Banco do Povo Paulista - Pirangi SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.