01 de Outubro comemora-se o Dia do Idoso.

13/10/2014

Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo, sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é: "Passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família". Hoje os idosos representam a população que mais vem crescendo em todo o mundo,e é de extrema importância que esse envelhecimento seja uma experiência positiva. Uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. Ter uma alimentação adequada e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, diminuir a automedicação, ter uma convivência social estimulante e atividades prazerosas que atenuem o estresse, reduzindo os danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco são ações que promovem modos de vida favoráveis à saúde e à qualidade de vida, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

Outras dicas são:

• Tomar bastante água para manter-se sempre hidratado;

• Beber leite e comer seus derivados diariamente;

• Tomar banhos de sol todos os dias, antes das 10h e após as 4h da tarde;

• Usar sempre protetor solar nas áreas expostas ao sol;

• Fazer exame periódico de sua visão e usar sempre seus óculos;

• Informar à equipe de saúde e agentes comunitários de saúde todos os remédios que está usando;

• Tomar apenas os remédios que foram receitados pelo seu médico;

• Fazer exercícios físicos diariamente sob orientação da equipe de saúde.

• Manter-se ativo;

• Se sentir tonturas, desequilíbrio ou fraqueza, conte para a equipe de saúde;

• Se caiu, não deixe de contar ao seu médico, mesmo que as conseqüências da queda não tenham sido graves.

Como prevenir quedas

A maioria das quedas de idosos ocorre dentro de casa. Com medidas simples, você pode tornar o ambiente em que vive mais seguro.

• Mantenha os ambientes bem iluminados. Durante a noite deixe uma luz acesa no seu quarto, no corredor e no banheiro;

• Ao subir escadas, use o corrimão para se apoiar;

• Instale barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no Box do chuveiro;

• Mantenha os pisos secos e evite encerá-los;

• Mesmo dentro de casa, evite usar chinelos e pantufas. Prefi ra calçados fechados, com sola de borracha e salto baixo. Nunca ande descalço ou só de meias;

• Não deixe fi os de luz, roupas, sapatos e outros objetos espalhados nos trajetos por onde você anda;

• Guarde seus objetos de uso frequente em local onde você possa alcançar facilmente. Nunca suba em banquinhos ou cadeiras para alcançá-los.

Comemoração Dia do Idoso no Recanto Santa Rita de Cássia com a equipe da Atenção Básica Dr. Uebe Rezeck e Estratégia da Saúde da Família II.

Foi realizado um almoço e atividades de recreação com a participação do Improriso. As equipes agradece a primeira dama Elisa de Sarro que esteve presente no evento e doou um bolo. Agradecemos também o comercio local e funcionários que doaram os alimentos para a realização do almoço.